ESTERILIDADE CONJUGAL
- 2011/outubro/2
- Posto em Sem categoria
- Comentar
MUITOS CASAIS NOS PROCURAM APÓS ÀS TENTATIVAS DE SE TER FILHOS, TEREM SIDO FRUSTRADAS . CONSIDERAMOS UM CASAL INFÉRTIL QUANDO HOUVER NO MÍNIMO UM ANO DE RELAÇÕES SEXUAIS SEM USO DE QUALQUER MÉTODO CONTRACEPTIVO E NÃO ACONTECER A GRAVIDEZ . AS CAUSAS DA INFERTILIDADE PODEM CAIR SOBRE O HOMEM , SOBRE A MULHER OU AMBOS. ESTA DIFICULDADE PODE ATINGIR EM TORNO DE 15 % DOS CASAIS . QUANDO O CASAL NOS PROCURA VALORIZAMOS MUITO A IDADE DA MULHER , POIS SABEMOS DAS DIFICULDADES E DOS RISCOS EM UMA GRAVIDEZ APÓS OS 40 ANOS DE IDADE ( RISCOS PARA A MÃE E FILHO ) .
O PRIMEIRO PASSO SEMPRE SERÁ A INVESTIGAÇÃO DO HOMEM . UMA BREVE HISTÓRIA CLÍNICA E EXAME FÍSICO DOS ÓRGÃOS GENITAIS SÃO IMPORTANTES . A SEGUIR SOLICITAMOS O ESPERMOGRAMA ( EXAME ONDE VOCE TERÁ QUE SE MASTURBAR E COLHER O MATERIAL EJACULADO PARA ANÁLISE NO LABORATÓRIO INDICADO POR SEU MÉDICO ) ; O RESULTADO DESTE EXAME PODERÁ RESULTAR EM UM TRATAMENTO CLÍNICO COM MEDICAMENTOS ( GERALMENTE INDUTORES DA ESPERMATOGÊNESE ) E / OU CIRÚRGICO ( CORREÇÃO DE VARICOCELE E HIDROCELE SE PRESENTES ) .
APÓS INVESTIGADO HOMEM E HAVENDO POSSIBILIDADE DE SE CONSEGUIR GRAVIDEZ , PROSEGUIMOS COM A INVESTIGAÇÃO DA MULHER . SOLICITAMOS EXAMES PARA AVALIAR :
1 – PADRÃO DA OVULAÇÂO ( ULTRASSOM SERIADO , BIÓPSIA DE ENDOMÉTRIO , DOSAGENS HORMONAIS DE PROGESTERONA E PROLACTINA ) VALENDO LEMBRAR QUE MULHERES QUE MENSTRUAM REGULARMENTE SERÃO CONSIDERADAS OVULATÓRIAS EM QUASE 95 % DOS CASOS .
2 – STATUS FUNCIONAL DAS TROMPAS : É PRECISO TER PELOS MENOS UMA TROMPA PERMEÁVEL E ANATOMICAMENTE NORMAL , PARA ISSO SOLICITAMOS A RADIOGRAFIA CHAMADA HISTEROSSALPINGOGRAFIA , ONDE UM CONTRASTE É INJETADO NO CANAL DO COLO UTERINO E AVALIADA TODA A ANATOMIA DO COLO , CORPO UTERINO E TROMPAS.
3 – RESERVA OVARIANA : SIGNIFICA O QUE TEM AINDA DE ÓVULOS PRESENTES E FUNCIONANTES NOS OVÁRIOS , ANALIZADO ATRAVÉS DAS DOSAGENS DOS HORMÔNIOS F.S.H. , L.H. E HORMÔNIO ANTIMULLERIANO . QUANDO ESTA RESERVA ESTÁ DIMINUIDA OS RESULTADOS SERÃO RUINS E AS CHANCES DE GRAVIDEZ QUASE NENHUMA.
4 – ADEQUAÇAO DOS ESPERMATOZÓIDES AO MUCO CERVICAL ( SECREÇÃO DO CANAL DO COLO UTERINO ) : PARA ISSO PROGRAMAMOS UM TESTE CHAMADO PÓS-COITAL ONDE O CASAL TERÁ UMA RELAÇÃO SEXUAL PELA MANHÃ E APÓS 4 A 5 HORAS COLHEMOS ESTE MUCO E EXAMINAMOS AO MICROSCÓPIO NO CONSULTÓRIO PARA CONTARMOS QUANTOS ESPERMATOZÓIDES AINDA ESTÃO VIÁVEIS.
5 – AVALIAÇÃO DA CAVIDADE ENDOMETRIAL : FEITO ATRAVÉS DO EXAME CHAMADO HISTEROSCOPIA ( FEITO EM CONSULTÓRIO ) ONDE PODEREMOS ENCONTRAR CALCIFICAÇÕES ENDOMETRIAIS QUE FUNCIONARIAM COMO CORPO ESTRANHO , IMPEDINDO A GRAVIDEZ OU LESÕES EXPANSIVAS TAIS COMO PÓLIPOS OU MIOMAS NA CAVIDADE.
6 – AVALIAÇÃO DA PELVE FEMININA ATRAVÉS DA VIDEOLAPAROSCOPIA , EXAME INVASIVO , FEITO EM CENTRO CIRÚRGICO , SOB ANESTESIA GERAL , ONDE PROCURAREMOS FATORES QUE IMPEÇAM A GRAVIDEZ TAIS COMO : ENDOMETRIOSE , ADERÊNCIAS TUBO-OVARIANAS E DEFORMIDADES ANATÔMICAS DOS ÓRGÃOS GENITAIS INTERNOS . DURANTE A VIDEOLAPAROSCOPIA SEMPRE FAZEMOS A CROMOTUBAGEM ( INJETAMOS AZUL DE METILENO VIA COLO UTERINO E OBSERVAMOS A PERMEABILIDADE DAS TROMPAS ) . NÃO POUCAS VEZES NOS DEPARAMOS COM A ENDOMETRIOSE ( VIDE MATÉRIA NESTE MESMO SITE ) QUE É UMA CONDIÇÃO COMPLEXA E QUE EM ESTADOS AVANÇADOS CAUSAM DEFORMIDADES POR VEZES IRRECUPERÁVEIS.
VEJA ABAIXO IMAGENS DE VIDEOLAPAROSCOPIA DE PACIENTES ESTÉREIS PORTADORAS DE ENDOMETRIOSE PÉLVICA
FEITO TODA ESTA INVESTIGAÇÃO , PASSAMOS PARA O CASAL SUAS CHANCES DE CONSEGUIREM UMA GRAVIDEZ DE FORMA NATURAL COM OS TRATAMENTOS PROPOSTOS DE ACORDO COM A CAUSA IDENTIFICADA E CASO FALHE ESTE TRATAMENTO OU A CAUSA DA INFERTILIDADE SEJA POR DEMAIS COMPLEXA , INCENTIVAMOS A PROCURA POR CENTROS DE FERTILIZAÇÃO IN VITRO ONDE O SONHO DA MATERNIDADE PODERÁ SE CONCRETIZAR .