CONCEITUAMOS COMO HERPES GENITAL A INFECÇÃO CAUSADA PELO HERPES SIMPLES TIPO II QUE É UM DNA VÍRUS ALTAMENTE DIFUNDIDO NA NATUREZA  E ESTIMA-SE QUE APROXIMADAMENTE  70 %  DA POPULAÇÃO ADULTA JÁ TENHA DE ALGUMA FORMA ENTRADO EM CONTATO COM O VÍRUS.

AS MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS SE APRESENTAM DE MANEIRAS DISTINTAS E ESTÃO INTIMAMENTE RELACIONADAS AO ESTADO IMUNOLÓGICO DO PACIENTE.  A PRIMEIRA INFECÇÃO ( PRIMO-INFECÇÃO ) HERPÉTICA OCORRE EM INDIVÍDUOS QUE NUNCA TIVERAM CONTATO PRÉVIO COM O VÍRUS , SENDO A INFECÇÃO NA MAIORIA DAS VEZES SUBCLÍNICA ( SINTOMAS  MÍNIMOS ) , TORNANDO-SE O INDIVÍDUO INFECTADO PORTADOR DO VÍRUS.   A LESÃO INICIAL É UMA VESÍCULA DE CURTA DURAÇÃO QUE COM O ROMPIMENTO FORMA ÚLCERA QUE LOGO É RECOBERTA POR PLACA ESBRANQUIÇADA. A INFECÇÃO EVOLUI  EM UMA OU DUAS SEMANAS  TENDENDO À CURA , SEM DEIXAR SEQUELAS. O QUADRO INICIAL EM ALGUNS CASOS PODE SER DRAMÁTICO,  PORÉM A EVOLUÇÃO É QUASE SEMPRE FAVORÁVEL.

AO TER O CONTATO SEXUAL COM PARCEIRA ( O ) PORTADOR DO VÍRUS HERPES TIPO II , VOCÊ SÓ IRÁ CONTRAIR A DOENÇA CASO HAJA LESÕES CLÍNICAS ATIVAS NO MOMENTO . O PERÍODO  DE INCUBAÇÃO DA DOENÇA É DESCONHECIDO , MAS SABE-SE QUE EM INDIVÍDUOS IMUNODEPRIMIDOS O APARECIMENTO DOS SINTOMAS PODERÁ  SER RÁPIDO APÓS A CONTAMINAÇÃO.

UMA VEZ CONTRAÍDO O VÍRUS VOCÊ SERÁ PORTADOR(A) PARA SEMPRE DO MESMO E PODERÁ APRESENTAR RECIDIVAS DA DOENÇA , SENDO QUE AS LESÕES SAIRÃO NO MESMO LOCAL NO QUAL VOCÊ TEVE A PRIMO-INFECÇÃO , SENDO QUE  O APARECIMENTO DAS LESÕES SERÃO PRECEDIDOS DE HORAS OU DIAS  DE ARDOR E PRURIDO LOCAL , SURGINDO DEPOIS  AS VESÍCULAS  ( BOLHAS )  EM GERAL AGRUPADAS EM ÁREA DE VERMELHIDÃO , EVOLUINDO PARA ÚLCERAS RASAS ACOMPANHADAS DE MUITO ARDOR , DOR E PRURIDO ( COCEIRA )  NO LOCAL. AS LOCALIZAÇÕES GENITAIS NO HOMEM MAIS COMUNS SÃO NA GLANDE , PREPÚCIO , SULCO BALANO-PREPUCIAL , PÚBIS E URETRA. NOS HOMENS QUE FAZEM SEXO COM HOMENS A REGIÃO ANAL É FREQUENTEMENTE CONTAMINADA. NAS MULHERES  : VULVA , MUCOSAS VAGINAL E INTRÓITO  , COLO UTERINO E ÂNUS. EM NOSSA EXPERIÊNCIA JÁ ENCONTRAMOS CASOS DE HERPES GENITAL DE FORMA SIMPLES ATÉ CASOS ONDE JÁ HAVIAM ÁREAS DE NECROSE NOS ÓRGÃOS GENITAIS  ( ISTO DEVIDO AO RETARDO NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTOS INADEQUADOS ) .

O DIAGNÓSTICO GERALMENTE PODE SER FEITO  APENAS PELOS SINTOMAS CLÍNICOS E EXAME FÍSICO , PORÉM PODEMOS PEDIR ESTUDO LABORATORIAL DE ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DO VÍRUS , BIOLOGIA MOLECULAR , CITODIAGNÓSTICO  E SOROLOGIA ( IGG E IGM ) .

UMA VEZ PORTADOR(A) DO VÍRUS , AS RECIDIVAS PODEM OCORRER EM PERÍODOS DE ESTRESSE EMOCIONAL , FRIO , SOL EM EXCESSO , MENSTRUAÇÃO OU EM PRESENÇA DE DOENÇAS QUE COMPROMETAM O SISTEMA IMUNOLÓGICO ( AIDS , DOENÇAS AUTO-IMUNES, DENTRE OUTRAS )

EXISTE VACINA ?

ATÉ O MOMENTO NÃO.

COMO FAZER PREVENÇÃO ?

ABSTINÊNCIA SEXUAL QUANDO VOCÊ ESTIVER SENDO ACOMETIDO ( A ) PELO HERPES GENITAL EM ATIVIDADE , ISTO É , LESÕES CLÍNICAS PRESENTES . O USO DA CAMISINHA PODE AJUDAR , PORÉM CONVÉM NÃO ARRISCAR.

QUANTO AO TRATAMENTO ORIENTAMOS CUIDADOS LOCAIS , TRATAMENTO DE INFECÇÕES SECUNDÁRIAS SE HOUVER E USO DE ANTIVIRAIS ORAIS E TÓPICOS. TODO PORTADOR DO VÍRUS ACABA CONHECENDO OS SINTOMAS E SE FAMILIARIZANDO COM ELES E ASSIM QUE SE INCIAM, BASTA PROCURAR AUXÍLIO MÉDICO E ENTRAR COM TRATAMENTO O QUANTO ANTES PARA QUE   NÃO SE PADEÇA DOS INCÔMODOS EM SEUS ÓRGÃOS GENITAIS , PORÉM CUIDADO  , POIS A SÍFILIS , O CANCRO DURO , PROCESSOS ALÉRGICOS E MACHUCADOS ( TRAUMAS ) NO PÊNIS , VULVA E VAGINA PODEM CONFUNDIR O DIAGNÓSTICO E VOCÊ FAZER TRATAMENTO INADEQUADO.  POR ISSO SEMPRE É IMPORTANTE ESTAR EM DIA COM SUA SOROLOGIA PARA SÍFILIS ( VDRL ) E HIV ( ELISA – HIV 1 E 2 ) .

O HOMEM OU A MULHER PORTADORES DO VÍRUS HERPES TIPO II PODEM LEVAR UMA VIDA SEXUAL NORMAL E PRAZEROSA , PROCURANDO ORIENTAÇÃO E TRATAMENTO MÉDICO ASSIM QUE INICIAREM OS SINTOMAS DE RECIDIVA DA DOENÇA.

VEJA ABAIXO ALGUMAS ILUSTRAÇÕES DO HERPES GENITAL:


, S,