A TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL  (TPM)  PODE SER DEFINIDA COMO  UM CONJUNTO DE SINTOMAS FÍSICOS  , EMOCIONAIS E COMPORTAMENTAIS QUE APARECEM NO PERÍODO  PRÉ-MENSTRUAL COM RESOLUÇÃO RÁPIDA APÓS A MENSTRUAÇÃO . OS SINTOMAS SÃO  CÍCLICOS E RECORRENTES .  A TPM DIFERE  DOS OUTROS PROBLEMAS MÉDICOS  , POR NÃO  SE RESTRINGIR À RELAÇÃO DO INDIVÍDUO CONSIGO MESMO , MAS POR REFLETIR TAMBÉM NO  RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E COMPLEXO DA SOCIEDADE , SEJA LEVANDO A UMA DETERIORIZAÇÃO TRANSITÓRIA NOS CONTATOS FAMILIARES  , SEJA PREDISPONDO A UM  AUMENTO  NA INCIDÊNCIA DE DELITOS , ACIDENTES E BAIXA PRODUTIVIDADE  NO TRABALHO.

AS MANIFESTAÇÕES DA TPM PODEM SER DE VÁRIAS FORMAS A SABER : ANSIEDADE ,  IRRITABILIDADE OU TENSÃO  NERVOSA,  EDEMA (INCHAÇO)  , DORES ABDOMINAIS  , DORES MAMÁRIAS , GANHO DE PESO , CEFALÉIA (DOR DE CABEÇA) , AUMENTO DO APETITE  , DESEJO POR DOCES ,  FADIGA  , PALPITAÇÕES E TREMORES , DEPRESSÃO ACOMPANHADA DE CHORO FÁCIL , INSÔNIA , ESQUECIMENTO E CONFUSÃO MENTAL. CADA UM DESTES SINTOMAS ESTÃO RELACIONADOS A FATORES DESENCADEANTES DIFERENTES .

MUITAS MULHERES COM TPM NÃO SABEM PRECISAR A ÉPOCA DE INÍCIO DOS SINTOMAS ,  QUE PODEM OCORRER EM IDADE JOVEM ATÉ A MENOPAUSA E NÃO ESTÁ CLARO AINDA , SE OS SINTOMAS ESTABILIZAM OU AUMENTAM COM A IDADE.

ESTUDOS CIENTÍFICOS MOSTRAM QUE  UM TERÇO DAS MULHERES COM TPM REVELARAM SOFRIMENTO APENAS UM A DOIS DIAS ,  MAIS DE DEZ POR CENTO DECLARARAM SINTOMAS POR MAIS DE UMA SEMANA  E AS OUTRAS  63,8 %  FORAM AFETADAS POR TRÊS A SETE DIAS. ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS MOSTRARAM QUE  75 A 80 %  DAS MULHERES APRESENTARAM SINTOMAS DURANTE O PERÍODO  PRÉ-MENSTRUAL E APROXIMADAMENTE 10 % DESTAS REVELARAM QUE SEUS SINTOMAS SÃO PERTUBADORES  , IMPONDO AUXÍLIO  DE UM PROFISSIONAL , POIS OS SINTOMAS SÃO SUFICIENTES PARA  DESEQUILIBRAR SUAS VIDAS  NO SOCIAL , FAMILIAR  E / OU PROFISSIONAL.

MAS PORQUE A MULHER TEM A TPM ?

ESTUDOS MÉDICOS  TÊM PROPOSTO DIFERENTES TEORIAS :

1- PAPEL DOS HORMÔNIOS SEXUAIS : HAVERIA UMA SENSIBILIDADE DIFERENCIADA GENETICAMENTE DETERMINADA  A ESTES HORMÔNIOS ,  O QUE LEVARIA  À FLUTUAÇÕES DO HUMOR .

2 – PAPEL DA SEROTONINA : ESTA SUBSTÂNCIA  É DE GRANDE IMPORTÂNCIA NA REGULAÇÃO DO COMPORTAMENTO DO INDIVÍDUO E SUA QUEDA ESTARIA DIRETAMENTE RELACIONADA AOS SINTOMAS .

3 – CAUSAS AMBIENTAIS : AQUI ENTRA O PAPEL DA DIETA  E ALIMENTOS  COMO CHOCOLATE , CAFEÍNA  , SUCOS DE FRUTAS , ÁLCOOL E AS DEFICIÊNCIAS DE VITAMINAS B6 , B12 E MAGNÉSIO.

E COMO TRATAR ?

A TPM PODE SER TRATADA  EM DIFERENTES NÍVEIS  DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DA PACIENTE , SENDO IMPORTANTE  ENTENDER  O PROCESSO A QUAL ESTÁ PASSANDO.  QUADROS MAIS LEVES ,  MEDIDAS GERAIS COMO EXERCÍCIOS  FÍSICOS  ,  PRÁTICA DE ESPORTES  E DE ATIVIDADES RELAXANTES, USO DE ROUPAS ADEQUADAS , REPOUSO  SUFICIENTE  , ALIMENTAÇÃO LEVE E VARIADA E MENOR INGESTÃO DE SAL E ÁGUA NO PERÍODO PRÉ-MENSTRUAL PARA REDUZIR A RETENÇÃO HÍDRICA ,  AUXILIAM MUITO NA CONVIVÊNCIA COM ESTE DESCONFORTO . QUADROS MAIS RELEVANTES ,  VÁRIAS MODALIDADES DE TRATAMENTOS PODERIAM SER USADAS COM MEDICAMENTOS , MAS SEMPRE DEVEMOS ANALISAR QUAIS OS SINTOMAS  QUE MAIS PREDOMINAM . PODE-SE USAR INIBIDORES SELETIVOS DA RECAPTAÇÃO DA SEROTINA  (ANTIDEPRESSIVOS) , ANTICONCEPCIONAIS ORAIS DE USO CONTÍNUO OU COM PAUSA DE APENAS QUATRO DIAS   , ANÁLOGOS DO GNRH , PROGESTERONA  , ANTIDISTÔNICOS ASSOCIADOS A DIURÉTICOS , SUPLEMENTOS ALIMENTARES E HERBAIS (FITOTERAPIA)  , USO DE ÁCIDOS GRAXOS ( ÁCIDO GAMA-LINOLÊICO PRINCIPALMENTE ) DENTRE OUTROS . PORÉM AINDA NÃO EXISTE CONSENSO NO MEIO MÉDICO DE QUAL O TRATAMENTO IDEAL E CADA CASO DEVE SER ANALISADO INDIVIDUALMENTE E MEDIDAS GERAIS DE MUDANÇA DO ESTILO DE VIDA DEVEM SEMPRE SER INCENTIVADAS ,  MAS VALE RESSALTAR QUE COM A PARADA DA MENSTRUAÇÃO NA MENOPAUSA OU O SEU BLOQUEIO COM MEDICAMENTOS HORMONAIS NA IDADE MAIS JOVEM , GERALMENTE LIVRAM A MULHER , EM PARTE , DA TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL.

EM NOSSA EXPERIÊNCIA OBSERVAMOS QUE VOCÊ MULHER NÃO DEVE SE PREOCUPAR TANTO COM A TPM , VISTO QUE O QUADRO CLÍNICO É CÍCLICO E TRANSITÓRIO EM SUA VIDA . MAS SE VOCÊ ESTAVA MUITO BEM E DE REPENTE COMEÇOU A APRESENTAR PELO MENOS CINCO DOS ONZE SINTOMAS ABAIXO…:

1- HUMOR DEPRIMIDO , SENTIMENTOS DE FALTA DE ESPERANÇA OU PENSAMENTOS AUTODEPRECIATIVOS

2 – ANSIEDADE ACENTUADA ( SENSAÇÃO DE ” NERVOS A FLOR DA PELE “)

3 –  SIGNIFICATIVA INSTABILIDADE AFETIVA

4 – RAIVA OU IRRITABILIDADE PERSISTENTE E CONFLITOS INTERPESSOAIS AUMENTADOS

5 – INTERESSE DIMINUÍDO PELAS ATIVIDADES HABITUAIS

6 – DIFICULDADE EM SE CONCENTRAR

7 – FADIGA FÁCIL E ACENTUADA FALTA DE ENERGIA

8 – ALTERAÇÃO ACENTUADA DO APETITE ( EXCESSOS ALIMENTARES OU ANOREXIA )

9 – HIPERSONIA OU INSÔNIA

10 – SENTIMENTOS SUBJETIVOS DE DESCONTROLE EMOCIONAL

11 – RETENÇÃO DE LÍQUIDOS , ENXAQUECA , DORES MAMÁRIAS, GANHO TEMPORÁRIO DE PESO ,

… E TAIS SINTOMAS TÊM DESAPARECIMENTO APÓS A MENSTRUAÇÃO , PORÉM ESTÃO LHE TRAZENDO TOTAL TRANSTORNO EM SUA QUALIDADE DE VIDA , SAIBA QUE VÁRIAS ORIENTAÇÕES MÉDICAS SERÃO APLICADAS E MEDICAMENTOS USAREMOS O MÍNIMO POSSÍVEL NA TENTATIVA DE SUA ESTABILIZAÇÃO DE UMA MENSTRUAÇÃO À OUTRA. PROUCURE AJUDA , APESAR DA TPM NÃO SER UMA DOENÇA PROPRIAMENTE DITA , VOCÊ NÃO É OBRIGADA A CONVIVER COM ESSE INCÔMODO POR LONGOS ANOS.