Arquivar para outubro, 2011

CONIZAÇÃO ( COLO UTERINO ) : ENTENDA ESTE PROCEDIMENTO GINECOLÓGICO

ENTENDE-SE COMO CONIZAÇÃO EM COLO UTERINO A RETIRADA DE UMA CONE DO COLO ABRANGENDO A ECTOCÉRVICE E CANAL ENDOCERVICAL. TRATA-SE DE PROCEDIMENTO PROPEDÊUTICO E TERAPÊUTICO PARA AS NEOPLASIAS INICIAIS DO COLO UTERINO . PROCEDIMENTO FEITO COM ANESTESIA LOCAL OU BLOQUEIO PERIDURAL E USADO ALÇAS DE C.A.F. ( CAUTÉRIO QUE CORTA COM VIBRAÇÃO ) E PODE SER FEITO AMBULATORIALMENTE OU EM CENTRO CIRÚRGICO . TRATA-SE DE UMA BIÓPSIA ALARGADA DA REGIÃO ATINGIDA PELAS ALTERAÇÕES DO VÍRUS H.P.V ( PAPILOMAVÍRUS HUMANO ) ONDE PODEREMOS TER UMA NOÇÃO MAIS PRECISA DA PROFUNDIDADE DESTAS LESÕES NA PREVENÇAO E TRATAMENTO DO CÂNCER DE COLO UTERINO .
NORMALMENTE, AS MULHERES FAZEM O PREVENTIVO GINECOLÓGICO UMA VEZ AO ANO . QUANDO O RESULTADO DESTE PREVENTIVO VIR ANORMAL , ISTO É , PRESENÇA DE NIC ( NEOPLASIA INTRA-EPITELIAL CERVICAL ) ASSOCIADO AO VÍRUS H.P.V. , PRECISAMOS PRESTAR MAIS ATENÇÃO E INDICAR UMA COLPOSCOPIA PARA IDENTIFICAÇÃO DE LESÕES EM COLO UTERINO E SEU SIGNIFICADO . NEM SEMPRE O VÍRUS HPV É DE ALTO RISCO PARA O CÂNCER DE COLO UTERINO , PORÉM, MUITAS VEZES ELES VÊM ASSOCIADOS ( ALTO RISCO COM BAIXO RISCO ) O QUE COMPETE AO MÉDICO ESCLARECER À PACIENTE O QUE ESTÁ ACONTECENDO.

COLPOSCOPIAS COM LESÕES DO VÍRUS HPV NO COLO UTERINO COMPROVADAS COM BIÓPSIA  , VEJA ABAIXO :


O VIRUS HPV É DE TRANSMISSÃO SEXUAL ( QUASE 100 % DOS CASOS ) E TEM PERÍODO DE INCUBAÇÃO MUITO VARIÁVEL FICANDO DIFÍCIL RESPONDER A DATA EXATA EM QUE O HOMEM OU MULHER CONTRAÍRAM A VIROSE E MESMO ASSIM SABE-SE QUE ESTE VÍRUS PODE SER ELIMINADO DO ORGANISMO SEM QUALQUER TRATAMENTO NO PRAZO DE APROXIMADAMENTE 02 ANOS DEPENDENDO DE SUA IMUNIDADE E COMPORTAMENTO SEXUAL SEGURO. UMA VEZ DIAGNOSTICADO NA MULHER , O HOMEM TAMBÉM DEVE SER INVESTIGADO, TRATADO E ORIENTADO PARA COMPORTAMENTO SEXUAL SEGURO PARA QUE POSSAMOS TER SUCESSO NA CONDUÇÃO DE CADA CASO.
CASO SEU PREVENTIVO TENHA DADO NIC DE GRAU I , II OU III , ASSOCIADO A UMA BIÓPSIA DIRIGIDA POR COLPOSCOPIA E SE FOR POSSÍVEL TIPAGEM DO TIPO VIRAL ( EXAME DE CAPTURA HÍBRIDA PARA O DNA DO HPV ) CONFIRMANDO A PRESENÇA DE VÍRUS DE ALTO RISCO PARA O CÂNCER DE COLO UTERINO , AÍ ENTRA A INDICAÇÃO DA CONIZAÇÃO , ONDE RETIRAMOS UM GRANDE FRAGMENTO DO COLO UTERINO NO QUAL PODERÃO ESTAR AS LESÕES MAIS IMPORTANTES CAUSADAS POR ESTE VÍRUS E NOS DARÁ UMA SEGURANÇA NA ELIMINAÇÃO DO PROCESSO PATOLÓGICO . A CONIZAÇÃO NÃO INTERFERE NA FERTILIDADE DA MULHER , PODENDO HAVER GRAVIDEZ NORMAL A TERMO DEPOIS DO PROCEDIMENTO.

PROCEDIMENTO DE CONIZAÇÃO : FAZEMOS COM ANESTESIA LOCAL ( CASO AMBULATORIAL ) OU COM BLOQUEIO LOCORREGIONAL ( CASO HOSPITALAR ) . APÓS ANESTESIA , PROCEDEMOS A RETIRADA DO CONE EM UMA OU DUAS ETAPAS, ISTO É , RETIRAMOS A PEÇA INTEIRA OU EM DUAS PARTES ( ECTOCÉRVICE E CANAL ENDOCERVICAL ) , EM SEGUIDA CAUTERIZAMOS VASOS SANGUÍNEOS SANGRANTES. ORIENTAMOS USO DE POMADAS CICATRIZANTES EM CASA , ABSTINÊNCIA SEXUAL POR 30 DIAS E REPOUSO RELATIVO POR UMA SEMANA; PODERÃO OCORRER SANGRAMENTOS ESCUROS NOS PRIMEIROS DIAS E APÓS CORRIMENTO PURULENTO SERO-SANGUINOLENTO ATÉ TOTAL CICATRIZAÇÃO DO LOCAL. APÓS 30 DIAS FAZEMOS UMA REVISÃO E ENTREGAMOS O LAUDO HISTOPATOLÓGICO DO MATERIAL ESTUDADO E MARCAMOS O SEGUIMENTO COM COLETAS DE CITOLOGIAS ( PREVENTIVO ) E COLPOSCOPIA CONFORME NECESSIDADE.

ABAIXO VEJA ILUSTRAÇÕES DO PROCEDIMENTO :


CONCLUINDO: SE VOCÊ RECEBER UM RESULTADO DE PREVENTIVO COM DIAGNÓSTICO DE NIC I , II OU III CONFIRMADO POR BIÓPSIA E EXAME DE DNA DO HPV MOSTRANDO SER VÍRUS HPV DE ALTO RISCO EM CARGA VIRAL CONSIDERÁVEL , INDICAMOS A CONIZAÇÃO PARA RETIRADA DAS LESÕES PRESENTES NO COLO UTERINO ( QUE PODEM SER VÁRIAS E ASSOCIADAS DESDE UM DIAGNÓSTICO DE NORMALIDADE ATÉ AS NEOPLASIAS DE COLO UTERINO ) PARA PODERMOS FAZER UM ACOMPANHAMENTO ( FOLOW-UP ) E TRANQUILIZAÇÃO NA PREVENÇÃO E CURA DO CÂNCER DE COLO UTERINO. COMO TODO PRECEDIMENTO INVASIVO , A CONIZAÇÃO NÃO ESTÁ LIVRE DE COMPLICAÇÕES TAIS COMO : HEMORRAGIA E INFECÇÃO ( RARAMENTE ACONTECE ). PORTANTO, AS INDICAÇÕES DESTE PROCEDIMENTO FICAM RESTRITAS A CASOS DE EXTREMA NECESSIDADE , NÃO DEVENDO SER REALIZADO QUANDO TEMOS CERTEZA DE QUE NÃO HÁ RISCOS FUTUROS DE CÂNCER DE COLO UTERINO NA MULHER.


ESTERILIDADE CONJUGAL


MUITOS CASAIS NOS PROCURAM APÓS ÀS TENTATIVAS DE SE TER FILHOS, TEREM SIDO FRUSTRADAS . CONSIDERAMOS UM CASAL INFÉRTIL QUANDO HOUVER NO MÍNIMO UM ANO DE RELAÇÕES SEXUAIS SEM USO DE QUALQUER MÉTODO CONTRACEPTIVO E NÃO ACONTECER A GRAVIDEZ . AS CAUSAS DA INFERTILIDADE PODEM CAIR SOBRE O HOMEM , SOBRE A MULHER OU AMBOS. ESTA DIFICULDADE PODE ATINGIR EM TORNO DE 15 % DOS CASAIS . QUANDO O CASAL NOS PROCURA VALORIZAMOS MUITO A IDADE DA MULHER , POIS SABEMOS DAS DIFICULDADES E DOS RISCOS EM UMA GRAVIDEZ APÓS OS 40 ANOS DE IDADE ( RISCOS PARA A MÃE E FILHO ) .

O PRIMEIRO PASSO SEMPRE SERÁ A INVESTIGAÇÃO DO HOMEM . UMA BREVE HISTÓRIA CLÍNICA E EXAME FÍSICO DOS ÓRGÃOS GENITAIS SÃO IMPORTANTES . A SEGUIR SOLICITAMOS O ESPERMOGRAMA ( EXAME ONDE VOCE TERÁ QUE SE MASTURBAR E COLHER O MATERIAL EJACULADO PARA ANÁLISE NO LABORATÓRIO INDICADO POR SEU MÉDICO ) ; O RESULTADO DESTE EXAME PODERÁ RESULTAR EM UM TRATAMENTO CLÍNICO COM MEDICAMENTOS ( GERALMENTE INDUTORES DA ESPERMATOGÊNESE ) E / OU CIRÚRGICO ( CORREÇÃO DE VARICOCELE E HIDROCELE SE PRESENTES ) .

APÓS INVESTIGADO HOMEM E HAVENDO POSSIBILIDADE  DE SE CONSEGUIR GRAVIDEZ , PROSEGUIMOS COM A INVESTIGAÇÃO DA MULHER . SOLICITAMOS EXAMES PARA AVALIAR :

1 -  PADRÃO DA OVULAÇÂO ( ULTRASSOM SERIADO , BIÓPSIA DE ENDOMÉTRIO , DOSAGENS HORMONAIS DE PROGESTERONA E PROLACTINA ) VALENDO LEMBRAR QUE MULHERES QUE MENSTRUAM REGULARMENTE SERÃO CONSIDERADAS OVULATÓRIAS EM QUASE 95 % DOS CASOS .

2 – STATUS FUNCIONAL DAS TROMPAS : É PRECISO TER PELOS MENOS UMA TROMPA PERMEÁVEL E ANATOMICAMENTE NORMAL , PARA ISSO SOLICITAMOS A RADIOGRAFIA CHAMADA HISTEROSSALPINGOGRAFIA  , ONDE UM CONTRASTE É INJETADO NO CANAL DO COLO UTERINO E AVALIADA TODA A ANATOMIA DO COLO , CORPO UTERINO E TROMPAS.

3 – RESERVA OVARIANA : SIGNIFICA O QUE TEM AINDA DE ÓVULOS PRESENTES  E FUNCIONANTES NOS OVÁRIOS , ANALIZADO ATRAVÉS DAS DOSAGENS DOS HORMÔNIOS F.S.H. , L.H. E HORMÔNIO ANTIMULLERIANO . QUANDO ESTA RESERVA ESTÁ DIMINUIDA OS RESULTADOS SERÃO RUINS E AS CHANCES  DE GRAVIDEZ QUASE NENHUMA.

4 – ADEQUAÇAO DOS ESPERMATOZÓIDES AO MUCO CERVICAL ( SECREÇÃO DO CANAL DO COLO UTERINO ) : PARA ISSO PROGRAMAMOS UM TESTE CHAMADO PÓS-COITAL ONDE O CASAL TERÁ UMA RELAÇÃO SEXUAL PELA MANHÃ E APÓS 4 A 5 HORAS COLHEMOS ESTE MUCO E EXAMINAMOS AO MICROSCÓPIO NO CONSULTÓRIO PARA CONTARMOS QUANTOS ESPERMATOZÓIDES AINDA ESTÃO VIÁVEIS.

5 – AVALIAÇÃO DA CAVIDADE ENDOMETRIAL : FEITO ATRAVÉS  DO EXAME CHAMADO HISTEROSCOPIA ( FEITO EM CONSULTÓRIO ) ONDE PODEREMOS ENCONTRAR CALCIFICAÇÕES ENDOMETRIAIS QUE FUNCIONARIAM COMO CORPO ESTRANHO , IMPEDINDO A GRAVIDEZ OU LESÕES EXPANSIVAS TAIS COMO PÓLIPOS OU MIOMAS NA CAVIDADE.

MIOMA SUBMUCOSO ( HISTEROSCOPIA )

6 – AVALIAÇÃO DA PELVE FEMININA ATRAVÉS DA VIDEOLAPAROSCOPIA , EXAME INVASIVO , FEITO EM CENTRO CIRÚRGICO , SOB ANESTESIA GERAL , ONDE PROCURAREMOS FATORES QUE IMPEÇAM A GRAVIDEZ TAIS COMO : ENDOMETRIOSE , ADERÊNCIAS TUBO-OVARIANAS E DEFORMIDADES ANATÔMICAS DOS ÓRGÃOS GENITAIS INTERNOS . DURANTE A VIDEOLAPAROSCOPIA SEMPRE FAZEMOS  A CROMOTUBAGEM ( INJETAMOS AZUL DE METILENO  VIA COLO UTERINO E OBSERVAMOS A PERMEABILIDADE DAS TROMPAS ) . NÃO POUCAS VEZES NOS DEPARAMOS COM A ENDOMETRIOSE ( VIDE MATÉRIA NESTE MESMO SITE ) QUE É UMA CONDIÇÃO COMPLEXA E QUE EM ESTADOS AVANÇADOS CAUSAM DEFORMIDADES POR VEZES IRRECUPERÁVEIS.

VEJA ABAIXO IMAGENS DE VIDEOLAPAROSCOPIA DE PACIENTES ESTÉREIS PORTADORAS DE ENDOMETRIOSE PÉLVICA

ENDOMETRIOSE AFETANDO OVÁRIO DIREITO

FEITO TODA ESTA INVESTIGAÇÃO , PASSAMOS PARA O CASAL SUAS CHANCES DE CONSEGUIREM UMA GRAVIDEZ DE FORMA NATURAL COM OS TRATAMENTOS PROPOSTOS DE ACORDO COM A CAUSA IDENTIFICADA E CASO FALHE ESTE TRATAMENTO OU A CAUSA DA INFERTILIDADE SEJA POR DEMAIS COMPLEXA , INCENTIVAMOS A PROCURA POR CENTROS DE FERTILIZAÇÃO IN VITRO ONDE O SONHO DA MATERNIDADE PODERÁ SE CONCRETIZAR .

Para cima

SUA SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR

Mudar esta frase e título na página de opção de Temas do administrador.