ADENOMIOSE : CONHEÇA ESTA CONDIÇÃO
- 2012/junho/30
- Posto em Sem categoria
- Comentar
MUITAS MULHERES QUEIXAM-SE DE CÓLICAS MENSTRUAIS E EXCESSO DE FLUXO MENSTRUAL E ACHAM QUE ISTO É NORMAL. JÁ CONHECEMOS A ENDOMETRIOSE , QUE TRATA-SE DO IMPLANTE DE ENDOMÉTRIO FORA DE SEU SÍTIO NORMAL E QUANDO OS FOCOS DE ENDOMETRIOSE SE IMPLANTAM NO INTERIOR DA MUSCULATURA UTERINA , DESENVOLVEM A ADENOMIOSE , QUE CAUSARÁ UM AUMENTO DO VOLUME DO ÚTERO E MENSTRUAÇÕES COM FLUXO INTENSO E COM MUITAS DORES . ADENOMIOSE É DEFINIDA COMO UMA PATOLOGIA UTERINA BENIGNA ONDE SE ENCONTRAM GLÂNDULAS E ESTROMA ENDOMETRIAL NO INTERIOR DO MIOMÉTRIO PODENDO RESULTAR OU NÃO EM HIPERTROFIA DAS FIBRAS MUSCULARES UTERINA E COM CONSEQUENTE AUMENTO DE VOLUME DO ÚTERO. GERALMENTE ESTAS MULHERES COSTUMAM APRESENTAR TAMBÉM ENDOMETRIOSE E MIOMAS.
MAIS COMUM NAS MULHERES ENTRE 35 – 50 ANOS ( POSSIVELMENTE DEVIDO AO STATUS HORMONAL ) . COMO CAUSAS AINDA NÃO SE TEM UMA TOTAL ELUCIDAÇÃO MAS ACHA-SE QUE O TRAUMA UTERINO POSSA RESULTAR EM ROMPIMENTO DA BARREIRA ENTRE O ENDOMÉTRIO E MIOMÉTRIO O QUE PODE OCORRER NA GESTAÇÃO , CESARIANA , LIGADURAS DE TROMPAS , CURETAGENS UTERINAS , MIOMECTOMIAS E PARTOS NORMAIS. SABEMOS QUE A ADENOMIOSE É UMA DOENÇA HOMÔNIO DEPENDENTE E QUE DESAPARECE APÓS A MENOPAUSA.
CONHECEMOS DUAS FORMAS DISTINTAS : UMA FOCAL ( NÓDULOS DISPERSOS NO MIOMÉTRIO ) E OUTRA DIFUSA ( ATINJE QUASE A TOTALIDADE MUCULATURA UTERINA ) .
A SUSPEIÇÃO DIAGNÓSTICA É FEITA ATRAVÉZ DA SOMA DOS FATORES : HISTÓRIA CLÍNICA ( AUMENTO DO FLUXO MENSTRUAL , CÓLICAS MENSTRUAIS INTENSAS E DOR TIPO PESO NO BAIXO VENTRE ) ; EXAME GINECOLÓGICO ( ÚTERO COM AUMENTO DE VOLUME ) ; EXAMES DE IMAGENS ( ULTRASSOM E RESSONÂNCIA MAGNÉTICA ) , SENDO QUE O DIAGNÓSTICO DEFINITIVO SÓ SERÁ FEITO ATRAVÉZ DO HISTOPATOLÓGICO DO ÚTERO ( BIÓPSIA ) .
ADENOMIOSE RARAMENTE OCORRE EM MULHERES QUE NÃO TENHAM TIDO UMA GRAVIDEZ A TERMO E EMBORA SEJA MUITO DOLOROSA A CONDIÇÃO É GERALMENTE INOFENSIVA E ACHA-SE QUE ATINGE 60% DAS MULHERES E NA MAIORIA DOS CASOS NÃO CAUSA SINTOMAS . NA FORMAS GRAVES PODEM OCORRER HEMORRAGIAS E DOR , POIS NO QUE SE ACUMULA O SANGUE NOS FOCOS DE ADENOMIOSE OCORRE IRRITAÇÃO DA PAREDE UTERINA E POSTERIOR FIBROSE NO LOCAL .OS SINTOMAS SÃO DIFERENTES EM CADA MULHER MAS PODEM INCLUIR : PERÍODOS MENSTRUAIS IRREGULARES , MAIS LONGOS QUE O HABITUAL , HEMORRAGIA INTENSA COM COÁGULOS ; O SANGUE MENSTRUAL PODERÁ TER UM ODOR DESAGRADÁVEL ; ANEMIA PODERÁ TAMBÉM ESTAR PRESENTE. A CÓLICA MENSTRUAL E SENSAÇÃO DE PESO NO BAIXO VENTRE SÃO EVENTOS COMUNS.
TRATAMENTO MAIS EFICAZ É A HISTERECTOMIA ( RETIRADA DO ÚTERO) , NO ENTANTO QUANDO EXISTE DESEJO REPRODUTIVO PODE-SE TENTAR LEVAR A PACIENTE A AMENORRÉIA POR USO DE ANTICONCEPCIONAIS ORAIS COMBINADOS DE USO CONTÍNUO ; O DIU DE LEVONORGESTREL ( MIRENA ) PODE TAMBÉM SER ALTERNATIVA INTERESSANTE . O USO DE AGONISTAS DO GN-RH ( INJEÇÕES TRIMESTRAIS ) TAMBÉM SERVEM PARA REDUZIR A DOR E O VOLUME UTERINO PORÉM SÓ ENQUANTO ESTIVER SOB EFEITO DO MEDICAMENTO . A EMBOLIZAÇÃO DAS ARTÉRIAS UTERINAS NÃO TEM DADOS RESULTADOS SATISFATÓRIOS . A ABLAÇÃO ENDOMETRIAL HISTEROSCÓPICA SERVERIA APENAS PARA REDUÇÃO MENSTRUAL PORÉM AS DORES GERALMENTE PERMANECEM IGUAIS. A SOLUÇÃO DEFINITA ENTÃO SERIA A HISTERECTOMIA OU TRAMENTOS PALIATIVOS ATÉ A MULHER CHEGAR A MENOPAUSA , ONDE OCORRE REGRESSÃO EXPONTÂNEA DESTA PATOLOGIA.