ABLAÇÃO ENDOMETRIAL HISTEROSCÓPICA : INTERESSANTE OPÇÃO PARA AS HEMORRAGIAS UTERINAS
- 2011/maio/15
- Posto em Sem categoria
- Comentar
A MULHER , EM QUALQUER ETAPA DE SUA VIDA PODE SER ACOMETIDA POR SANGRAMENTOS GENITAIS INESPERADOS O QUE DENOMINAMOS DE SANGRAMENTOS UTERINOS ANORMAIS E OCORREM DE FORMA CONTÍNUA OU EM FORMA DE MENSTRUAÇÃO EXCESSIVA ( COM COÁGULOS SANGUÍNEOS E CÓLICAS ) O QUE ACABAM DESENCADEANDO UM PROCESSO CRÔNICO DE ANEMIA . AS HEMORRAGIAS UTERINAS SÃO FREQUENTES NAS FASES DE DESEQUILÍBRIO HORMONAL ( ADOLESCÊNCIA E PERI-MENOPAUSA ) E NOS PROCESSOS PATOLÓGICOS DE CAVIDADE UTERINA TIPO : MIOMAS UTERINOS , PÓLIPOS ENDOMETRIAIS , HIPERPLASIAS ENDOMETRIAIS E O CÂNCER DO ENDOMÉTRIO .
TODOS OS CASOS DE SANGRAMENTO UTERINO ANORMAL DEVEM SER RIGOROSAMENTE INVESTIGADOS COM HISTÓRIA CLÍNICA , EXAME GINECOLÓGICO , ULTRASSOM E DEPENDENDO DO CASO , UMA HISTEROSCOPIA DIAGNÓSTICA COM BIÓPSIA ( FEITA EM CONSULTÓRIO ) ALÉM DE EXAMES LABORATORIAIS SANGUÍNEOS . AFASTADO O DIAGNÓSTICO DE DOENÇA MALIGNA EM CAVIDADE UTERINA E AVALIADO O VOLUME UTERINO E AS CONDIÇÕES DE FERTILIDADE , ENTRA AÍ A GRANDE INDICAÇÃO DA ABLAÇÃO ENDOMETRIAL HISTEROSCÓPICA QUE VISA RESTABELECER A NORMALIDADE MENSTRUAL DA MULHER OU ATÉ PROMOVER O DESAPARECIMENTO DE SUA MENSTRUAÇÃO CONFORME A FAIXA ETÁRIA A QUAL ESTAMOS LIDANDO. TÉCNICA MODERNA , DE RÁPIDA RECUPERAÇÃO E PRATICAMENTE COM PÓS-OPERATÓRIO INDOLOR E VOLTA AO TRABALHO EM NO MÁXIMO 15 DIAS, EVITANDO ASSIM A HISTERECTOMIA ( RETIRADA DO ÚTERO ) , CIRURGIA BEM MAIS COMPLEXA.
ABLAÇÃO ENDOMETRIAL : TERMO USADO PARA CIRURGIA QUE REMOVE A QUASE TOTALIDADE DO ENDOMÉTRIO DA CAVIDADE UTERINA E NÃO DEVE SER CONFUNDIDA COM A POPULAR CURETAGEM UTERINA. ENTENDA , O ENDOMÉTRIO É COMPOSTO POR DUAS CAMADAS: CAMADA BASAL E CAMADA FUNCIONAL; NA CURETAGEM REMOVE-SE A CAMADA FUNCIONAL E PARTE DA BASAL , O QUE PODERIA CAUSAR RECIDIVA DA HEMORRAGIA FUTURAMENTE ; NA ABLAÇÃO ENDOMETRIAL REMOVEMOS A CAMADA FUNCIONAL + CAMADA BASAL E PARTE DO MIOMÉTRIO ( MUSCULATURA DO ÚTERO ) O QUE GARANTE MAIS EFICÁCIA NO PROCEDIMENTO, VISTO QUE SE PERMANECEREM GRUPOS CELULARES DA CAMADA BASAL , TODO O PROCESSO DE ESPESSAMENTO DESTA MUCOSA SERÁ REFORMULADO E O RISCO DE SANGRAMENTO VOLTA À ESTACA ZERO. EM NOSSO SERVIÇO INTERNAMOS A PACIENTE ÀS 14 HORAS COM JEJUM DE 6 HORAS , OPERAMOS ÀS 17 HORAS E ELA TERÁ ALTA NO DIA SEGUINTE PELA MANHÃ. USAMOS ANESTESIA DE BLOQUEIO ( PERIDURAL OU RAQUE ) E TODO EQUIPAMENTO DE VÍDEO PARA IMAGENS , EQUIPAMENTO HISTEROSCÓPICO COMPLETO , BOMBA DE ARTROSCOPIA COM EQUIPO DESCARTÁVEL ( PARA IRRIGAR E DISTENDER A CAVIDADE UTERINA – USAMOS COMO SOLUÇÃO A ÁGUA DESTILADA OU BIDESTILADA) MAIS ELETROCAUTÉRIO MONOPOLAR OU BIPOLAR. SEMPRE RECOLHEMOS MATERIAL PARA ESTUDO HISTOPATOLÓGICO .
NORMALMENTE O TEMPO DE CIRURGIA VAI DE 30 A 60 MINUTOS , SENDO MAIS DEMORADO A MONTAGEM E VERIFICAÇÃO DE TODO INSTRUMENTAL OPERATÓRIO. VOCE PODERÁ FICAR ACORDADA E ASSISTINDO AO MONITOR SUA CIRUGIA OU SER SEDADA PARA SEU MAIOR CONFORTO. ENCERRADA A CIRURGIA DE ABLAÇÃO ENDOMETRIAL HISTEROSCÓPICA ( O MESMO EM POLIPECTOMIAS , MIOMECTOMIAS , LISE DE SINÉQUIAS ) , A/O CIRCULANTE DA SALA CONFERIRÁ TODA QUANTIDADE DE LÍQUIDO QUE ENTROU E DRENOU NO PROCEDIMENTO ( ISTO É MUITO SÉRIO, POIS TÊM QUE HAVER EQUIVALÊNCIA NESTE BALANÇO, POIS A ABSORÇÃO PELO ORGANISMO DESTE MEIO DISTENSOR PODE LEVAR A COMPLICAÇÕES E ATÉ O COMA, MAS ISTO SÓ EM ABSORÇÕES MUITO GRANDES, NO QUAL A BOMBA DE ARTROSCOPIA QUE USAMOS PRATICAMENTE NÃO PERMITE ) .
NO MOMENTO DA ALTA, ORIENTAMOS OS SEGUINTES TÓPICOS : 15 ( QUIZE ) DIAS SEM RELAÇÕES SEXUAIS + REPOUSO POR 15 DIAS ( TRABALHOS LEVES E PESADOS ) + HAVERÁ PEQUENO SANGRAMENTO TIPO ÁGUA DE CARNE POR APROXIMADAMENTE 15 DIAS E APÓS UM CORRIMENTO TIPO PÚS SEM ODOR QUE PODE CHEGAR ATÉ 60 DIAS. QUANTO À GINÁSTICA E GUIAR CARRO SÓ DEPOIS DE 30 DIAS SE POSSÍVEL. A PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO RETORNA GERALMENTE DEPOIS DE 30 DIAS DE OPERADA E VEM AINDA TRAZENDO TECIDOS ENDOMETRIAIS RESSECADOS. VOCÊ ENTRARÁ NUM PADRÃO MENSTRUAL DEFINITIVO E DE HIPOFLUXO ( POUCO FLUXO ) DEPOIS DE 90 DIAS APROXIMADAMENTE. NÃO SE PREOCUPE SE SUA MENTRUAÇÃO DESAPARECER, PODE SER SEU PERÍODO DE CLIMATÉRIO. NÃO FAZEMOS A ABLAÇÃO ENDOMETRIAL COM INTUÍTO DE CAUSAR AMENORRÉIA ( DESAPARECIMENTO DA MENSTRUAÇÃO ) , DEIXAMOS SEMPRE UM PEQUENO FILETE DE ENDOMÉTRIO PRÓXIMO AO CANAL ENDOCERVICAL PARA QUE HAJA REEPITELIZAÇÃO DA CAVIDADE E SEU ÚTERO NÃO FIQUE FECHADO DIFICULTANDO INVESTIGAÇÕES FUTURAS E ATÉ BIÓPSIA DE CAVIDADE.
FAÇA BOM PROVEITO DESTA CIRURGIA E TENHA QUALIDADE DE VIDA EM TODOS OS ÂMBITOS QUE VOCÊ ATUAR.