A HISTEROSCOPIA DIAGNÓSTICA CONSTA DE UM EXAME DE ENDOSCOPIA DE CAVIDADE UTERINA E DE COLO DO ÚTERO , PODENDO SER REALIZADO DE FORMA SIMPLES E SEM QUALQUER ANESTESIA EM NOSSO CONSULTÓRIO. O NOME HISTEROSCOPIA VEM DE HISTERO ( ÚTERO ) + COPIA ( ENDOSCOPIA ) E CONSISTE DE EXAME SOB VISÃO VIDEOENDOSCÓPICA DE TODO TRAJETO DO CANAL DE COLO UTERINO E DE TODA CAVIDADE ENDOMETRIAL  COM OS ORIFÍCIOS TUBÁRIOS. É UMA TÉCNICA COM ALTO ÍNDICE DE SENSIBILIDADE E ESPECIFICIDADE E COM BAIXO ÍNDICE DE  COMPLICAÇÕES E CONTRA-INDICAÇÕES ; INÓCUA E DE FÁCIL REPRODUTIBILIDADE.

SABEMOS QUE A CAVIDADE UTERINA É VIRTUAL , PASSANDO A SER REAL QUANDO A DISTENDEMOS COM GÁS OU LÍQUIDO , O QUE NOS PERMITE VISUALIZAR DESDE GRANDES A PEQUENAS LESÕES ,  FACILITANDO LOCAIS PARA COLETA DE BIÓPSIA E ATÉ PEQUENOS PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS AMBULATORIAIS.

É NECESSÁRIO UMA BOA HISTÓRIA CLÍNICA E EXAME FÍSICO PRÉVIO COMO DADOS SOBRE A IDADE , NÚMERO DE PARTOS , TIPOS DE PARTO , HISTÓRIA MENSTRUAL , DATA DA ÚLTIMA MENSTRUAÇÃO E USO DE MEDICAMENTOS QUE POSSAM INTERFERIR  NO EXAME OU DETERMINAR ALTERAÇÕES ENDOMETRIAIS , ASSIM COMO AVALIAR EXAMES JÁ FEITOS TAIS COMO A ULTRASSONOGRAFIA , HISTEROSSALPINGOGRAFIA  E HISTEROSSONOGRAFIA . A TÉCNICA DISPENSA EXAMES PRÉ-OPERATÓRIOS , JEJUM OU INTERNAÇÃO.

ÉPOCA IDEAL PARA FAZER O EXAME : NUNCA COM A MULHER SANGRANDO . NAS MULHERES QUE AINDA MENSTRUAM , O IDEAL SERIA NA PRIMEIRA FASE DO CICLO MENSTRUAL ( 6º AO 14º DIA DO CICLO )  POIS NESTA ÉPOCA A VISÃO DO CANAL ENDOCERVICAL ( CANAL DO COLO UTERINO ) É MELHOR E A REGIÃO DO ÍSTMO ( ENTRE O COLO E CORPO UTERINO ) ESTÁ MAIS HIPOTÔNICA FACILITANDO A PASSAGEM DO  ENDOSCÓPIO PELO ORIFÍCIO INTERNO DO COLO ; O ENDOMÉTRIO ( REVESTIMENTO INTERNO DO ÚTERO ) É MAIS FINO  E PLANO , FACILITANDO A INDIVIDUALIZAÇÃO DE IMAGENS E O MUCO NA CAVIDADE  É  ESCASSO DIMINUINDO A FORMAÇÃO DE BOLHAS COM O GÁS USADO NO EXAME ( GÁS CARBÔNICO ) . DEPOIS DA MENOPAUSA, OU QUANDO A MULHER USA ANTICONCEPCIONAIS  OU EM CASOS MAIS URGENTES PODE SER REALIZADO EM QUALQUER ÉPOCA.

A PACIENTE É COLOCADA EM POSIÇÃO GINECOLÓGICA , PASSAMOS O ESPÉCULO INTRA-VAGINAL E APÓS LOCALIZAÇÃO DO COLO UTERINO FAZEMOS ANTISSEPSIA COM SOLUÇÃO DE POVIDINE TÓPICO. NÃO USAMOS QUALQUER ANESTESIA. FAZEMOS A DISTENSÃO DA CAVIDADE DE COLO E ENDOMETRIAL COM INSUFLADOR DE CO2 ( GÁS CARBÔNICO ) ESPECÍFICO PARA O PRECEDIMENTO ( HISTEROFLATOR ) . GRAVAMOS O EXAME PARA CAPTURA DE IMAGENS PARA A CONFECÇÃO DO LAUDO DA HISTEROSCOPIA POSTERIORMENTE . PROCEDIMENTOS DE BIÓPSIA E OU PEQUENAS CIRURGIAS FICAM CONFINADOS AO FINAL DO EXAME

QUAIS AS INDICAÇÕES DESTE EXAME ? A MAIOR INDICAÇÃO SERIA O SANGRAMENTO UTERINO ANORMAL , ISTO É , MULHERES QUE SANGRAM EM EXCESSO NA MENSTRUAÇÃO OU SANGRAM VÁRIAS VEZES AO MÊS OU VÊM SANGRANDO CONTINUADAMENTE HÁ MUITO TEMPO,  NESTES CASOS PODEMOS DESCOBRIR A PRESENÇA DE MIOMAS SUBMUCOSOS , PÓLIPOS ENDOMETRIAIS , HIPERPLASIAS ENDOMETRIAIS OU ATÉ O CÂNCER DO ENDOMÉTRIO. OUTRA INDICAÇÃO É A INFERTILIDADE , ONDE PODEMOS ENCONTRAR SINÉQUIAS , SEPTOS , PÓLIPOS , MIOMAS E CALCIFICAÇÕES ENDOMETRIAIS. A HISTEROSCOPIA TAMBÉM PODERÁ SER INDICADA PARA IDENTIFICAÇÃO E LOCALIZAÇÃO DE RESTOS OVULARES ; DIAGNÓSTICO E SEGUIMENTO DOS CASOS DE MOLA HIDATIFORME , LOCALIZAÇÃO DE CORPOS ESTRANHOS ( DIU / CALCIFICAÇÕES  E FIOS DE SUTURA )

QUAIS AS CONTRA-INDICAÇOES DO EXAME ? SÃO POUCAS E RARAS , MAS NÃO DEVEMOS FAZER O EXAME DIANTE DE DOENÇA INFLAMATÓRIA PÉLVICA ( EXISTE RISCO DE DISSEMINAÇÃO DA INFECÇÃO PARA VASOS SANGUÍNEOS , LINFÁTICOS E CAVIDADE ABDOMINAL ) ; DIANTE DE PERFURAÇÃO UTERINA RECENTE , DE GESTAÇÃO , DE SANGRAMENTO UTERINO ATIVO E FIBROSE ( FECHAMENTO ) DO CANAL DO COLO UTERINO .

QUANTO ÀS COMPLICAÇÕES PODEMOS DIZER QUE COM A EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA SERÃO POUCAS , MAS PODEM OCORRER: TRAUMATISMOS , ISTO É PERFURAÇÃO UTERINA E FALSAS VIAS  ; INFECÇÃO CASO ESTEJA PRESENTE INFECÇÕES EM COLO UTERINO E VAGINA NA VIGÊNCIA DO EXAME.

OS EFEITOS COLATERAIS SÃO DE PEQUENA MONTA E DE CURTA DURAÇÃO SENDO OS MAIS FREQUENTES : DOR TIPO CÓLICAS NO BAIXO VENTRE , DOR NOS OMBROS , NÁUSEAS E VÔMITOS E QUEDA DE PRESSÃO ARTERIAL, TODOS FACILMENTE REVERSÍVEIS COM MEDICAMENTOS ESPECÍFICOS PARA CADA CASO.

CONCLUINDO , A HISTEROSCOPIA DIAGNÓSTICA É UM EXAME DE RÁPIDA DURAÇÃO , RECUPERAÇÃO IMEDIATA E QUE NOS PERMITE VISAO DIRETA E COLORIDA DAS PATOLOGIAS DE CAVIDADE UTERINA E DE COLO , CONFIRMANDO OU NÃO AS SUGESTÕES ULTRASSONOGRÁFICAS , ORIENTANDO CAMINHOS DE SOLUÇÃO PARA OS SANGRAMENTOS UTERINOS ANORMAIS E PERMITINDO COLETA DE MATERIAL PARA BIÓPSIA , CONFIRMANDO  OU AFASTANDO A PRESENÇA DO CÂNCER DO CORPO UTERINO PARA QUE SE POSSA AGIR A TEMPO DE EVITAR FUTURAS COMPLICAÇÕES SÉRIAS NA VIDA DA MULHER.

ABAIXO VEREMOS ALGUMAS ILUSTRAÇOES DE EXAMES DE HISTEROSCOPIA DIAGNÓSTICA

MIOMA SUBMUCOSO

http://www.youtube.com/watch?v=qcnR4SkvJ5c