O que é hiperplasia endometrial?

Hiperplasia endometrial é o aumento de espessura do revestimento do útero, quase sempre acompanhada pelo desarranjo da sua arquitetura celular. Esse espessamento é devido ao excesso de estrogênio que ocasiona uma proliferação anormal, que vai desde um estado fisiológico exacerbado, até ocarcinoma ”in situ”. Geralmente ocorre em mulheres que não ovulam todos os meses ou durante a terapia de reposição hormonal feita somente com estrogênio. A hiperplasia endometrial nem sempre está relacionada aocâncer, mas ela aumenta o risco dessa patologia.

Quais são os tipos de hiperplasia endometrial?

  • Hiperplasia simples do endométrio: caracterizada pelo espessamento homogêneo do tecidoendometrial.
  • Hiperplasia cística do endométrio: gera nas paredes internas do útero um aspecto de “queijo suíço” e nos casos mais graves pode estar relacionado ao câncer do endométrio.
  • Hiperplasia focal do endométrio: na hiperplasia focal do endométrio os pólipos se projetam para dentro da cavidade uterina, estreitando assim o tamanho normal do órgão.
  • Hiperplasia atípica do endométrio: lesão endometrial um pouco mais grave que as anteriores. Mais frequentemente está relacionada ao desenvolvimento de câncer e pode levar à necessidade de retirada preventiva do útero.

Quais são as causas da hiperplasia endometrial?

A causa principal da hiperplasia do endométrio é a exposição excessiva ao estrogênio, o que pode ocorrer se a mulher não ovular todos os meses, realizar terapia de reposição hormonal ou ser portadora de tumor no ovário. O risco maior de desenvolver hiperplasia endometrial ocorre entre os 40 e 60 anos de idade.

Quais são os principais sinais e sintomas da hiperplasia endometrial?

Os principais sinais e sintomas da hiperplasia endometrial são:

  • Sangramento uterino.
  • Dores abdominais e cólicas.
  • Aumento discreto do tamanho do útero.

Como o médico diagnostica a hiperplasia endometrial?

O diagnóstico da hiperplasia endometrial é feito através dos sintomas relatados , sugerido pela ultrassonografia  e confirmado através de uma histeroscopia diagnóstica com biópsia . As atipias citológicas (alterações da morfologia celular) constituem-se no achado histológico mais importante para prever o risco para o carcinomade endométrio.

Como o médico trata a hiperplasia endometrial?

O tratamento da hiperplasia endometrial vai depender do tipo e da gravidade da hiperplasia, da idade da paciente e do desejo ou não que ela tenha de engravidar. As opções terapêuticas incluem curetagem do tecidoendometrial ou uso de medicamentos orais, intramusculares ou intrauterinos. Após o tratamento deve ser feita uma biópsia do endométrio para verificar o sucesso ou não do tratamento.

Como manter sob controle a hiperplasia endometrial?

Fazer acompanhamento periódico com exames médicos e de imagem a cada seis meses ou um ano. Seguir corretamente as orientações do seu ginecologista.