INFECÇÃO PELO PAPILOMAVÍRUS HUMANO ( H.P.V. )  NOS HOMENS

__wf__arquivos/imagens/imagem_519.jpg

    CONHECENDO UM POUCO DESTE VÍRUS : A INFECÇÃO GENITAL PELO PAPILOMA VÍRUS HUMANO ( HPV ) É CONSIDERADA DOENÇA SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL ( DST )  EXTREMAMENTE COMUM  E REPRESENTA IMPORTANTE PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA DEVIDO À SUA ALTA PREVALÊNCIA E TRANSMISSIBILIDADE . O HPV É UM DNA VÍRUS E ESTIMA-SE QUE ATUALMENTE HAJA APROXIMADAMENTE 120 TIPOS DE HPV DESCRITOS , SENDO CLASSIFICADOS EM GRUPOS DE BAIXO RISCO  ( TIPOS NÚMERO  6 - 11 - 42 - 43 - 44 ) E ALTO RISCO ( NÚMEROS 16 - 18 - 26 - 31 - 33 - 35 - 39 - 45 E OUTROS ) . CLASSIFICADOS ENTRE OS MAIS POTENTES CARCINÓGENOS EM HUMANOS , SÃO CONSIDERADOS  OS RESPONSÁVEIS POR PELO MENOS 5 % DE TODOS OS CÂNCERES NO MUNDO. ESTIMATIVAS MUNDIAIS  INDICAM QUE APROXIMADAMENTE 75 % DA POPULAÇÃO SEXUALMENTE ATIVA ( HOMENS E MULHERES ), ENTRE EM CONTATO COM UM OU MAIS TIPOS DE HPV  DURANTE SUA VIDA, NO ENTANTO,  A GRANDE MAIORIA DESTAS INFECÇÕES É ELIMINADA PELO SISTEMA IMUNE E NÃO DESENVOLVE SINTOMAS NO HOSPEDEIRO. ESTUDOS ATUAIS REVELAM QUE EXISTE ELIMINAÇÃO ESPONTÂNEA DO VÍRUS , ATRAVÉS DO SISTEMA IMUNE EM MAIS DE 90 %  DOS INDIVÍDUOS INFECTADOS NO PERÍODO DE 24 MESES ( TANTO VÍRUS DE BAIXO COMO DE ALTO RISCO PARA O CÂNCER GENITAL ) E NUMA PEQUENA MINORIA , A INFECÇÃO TORNA-SE PERSISTENTE LEVANDO A UMA NEOPLASIA  E CÂNCER GENITAL ( MAIS COMUM NAS MULHERES DO QUE NOS HOMENS ) .

  A MAIORIA DOS HOMENS CONTRAEM O HPV EM RELAÇÕES SEXUAIS SEM USO DE PRESERVATIVO E A INFECÇÃO PODE FICAR LATENTE ( NÃO SE MANIFESTAR ) POR MUITO TEMPO ; PORÉM , O RISCO DE TRANSMISSÃO PARA MULHERES E HOMENS É GRANDE , VISTO QUE MUITOS HOMENS SÃO PORTADORES ASSINTOMÁTICOS DO VÍRUS E TÊM LESÕES SUBCLÍNICAS ( NÃO VISÍVEIS A OLHO NÚ ) . A FORMA DE VERRUGAS NO PÊNIS , BOLSA ESCROTAL , REGIÃO PUBIANA E PERIANAL , CHAMA ATENÇÃO LOGO PARA PROCURA DE TRATAMENTO ( GERALMENTE SÃO HPVs DE BAIXO RISCO ) O QUE FACILITA A QUEBRA DA CADEIA DE TRANSMISSIBILIDADE.

E QUAIS OS FATORES DE RISCO PARA SE PEGAR O HPV?

1- IDADE : A INCIDÊNCIA É MAIS ALTA LOGO APÓS OS PRIMEIROS ANOS DE ATIVIDADE SEXUAL ENTRE JOVENS DE 16 A 28 ANOS, CAINDO SUA INCIDÊNCIA COM A IDADE ,  POR PROVÁVEL REDUÇÃO DE NÚMERO DE PARCEIROS SEXUAIS E DESENVOLVIMENTO DE IMUNIDADE PARA ALGUNS TIPOS DO VÍRUS;

2 - ATIVIDADE SEXUAL : PROMISCUIDADE SEXUAL ( MÚLTIPLAS OU MÚLTIPLOS PARCEIROS ) E  SEXO SEM PROTEÇÃO ALGUMA . ESTIMA-SE QUE EM HOMENS QUE FORAM CIRCUNCIDADOS ( OPERARAM FIMOSE OU PARA-FIMOSE ) , HÁ REDUÇÃO DE 63% DE CHANCES DE PEGAREM O HPV E DE 68 % DE CÂNCER GENITAL EM SUAS PARCEIRAS ;

3 - TABAGISMO : O FUMO DIMINUI AS DEFESAS LOCAIS CONTRA O VÍRUS ;

4 - IMUNOSSUPRESSÃO : PACIENTES TRANSPLANTADOS QUE USAM MEDICAMENTOS IMUNOSSUPRESSORES OU HOMENS COM O VÍRUS DA AIDS ( SORO POSITIVOS )  FACILITAM A PERSISTÊNCIA DO VÍRUS DENTRO DO INDIVÍDUO .

5 -OUTROS : DSTs PRÉVIAS ( EXEMPLO : HERPES GENITAL  E CLAMÍDIA ) E A BAIXA INGESTÃO DE VITAMINA C e E.

E COMO OCORRE A TRANSMISSÃO DESTE VÍRUS ?

       AO CONTRÁRIO DE OUTRAS VIROSES O HPV NÃO É TRANSMITIDO PELO SANGUE E SECREÇÕES CORPÓREAS , MAS SIM PELO CONTATO DIRETO DE PELE COM PELE OU PELE COM MUCOSA , SENDO A TRANSMISSÃO SEXUAL A VIA CLÁSSICA DE CONTAMINAÇÃO, ONDE O VÍRUS PENETRA ATRAVÉS DE MICROTRAUMAS ( PEQUENOS MACHUCADOS NO ÓRGÃO GENITAL , REGIÃO ANAL , CAVIDADE ORAL E OROFARINGE ) .

COMO SABER SE O HOMEM TEM O HPV ?

O MÉDICO PODERÁ DIAGNOSTICAR O VÍRUS ATRAVÉS DE :

1 -  EXAME FÍSICO EM SEUS ÓRGÃOS GENITAIS  , ONDE  A FORMA CLÍNICA É FACILMENTE VISTA : CONDILOMAS ACUMINADOS OU VERRUGAS GENITAIS QUE PODERÃO ESTAR DISTRIBUÍDOS NA GLANDE , PREPÚCIO , CORPO DO PÊNIS , PÚBIS , URETRA , BOLSA ESCROTAL E ATÉ NA REGIÃO ANAL , MAS LEMBRE-SE , ESTA VARIEDADE GERALMENTE NÃO CAUSA CÂNCER , PORÉM É ALTAMENTE DEFORMANTE PARA SEU ÓRGÃO GENITAL , CASO NÃO FAÇA O TRATAMENTO LOGO ,  E NÃO COSTUMA ESTAR SOZINHO ( ISTO É , VOCÊ PODE PEGAR VÁRIOS TIPOS DE HPV AO MESMO TEMPO ) ;

2 -COLPOSCOPIA : CONSTITUI MÉTODO DE IMAGEM ONDE ATRAVÉS DE LENTES DE AUMENTO E APLICAÇÕES DE CORANTES ESPECÍFICOS , FAZEMOS UM MAPEAMENTO  TOPOGRÁFICO DAS LESÕES , TANTO CLÍNICAS COMO AS INVISÍVEIS , FACILITANDO O TRATAMENTO DESTRUTIVO LOCAL ; 

3- BIÓPSIA : PADRÃO OURO PARA DETERMINAÇÃO DA PROFUNDIDADE E GRAU DE PERIGO NAS LESÕES VISTAS NA COLPOSCOPIA ;

4 - BIOLOGIA MOLECULAR : O EXAME MAIS USADO SERIA O DE CAPTURA HÍBRIDA PARA O DNA DOS HPVs , ONDE COM UMA ESCOVA  DELICADA COLHE-SE MATERIAL DO CANAL URETRAL , PREPÚCIO (PELE DO PÊNIS) , ÂNUS E OUTROS LOCAIS QUE SE FIZEREM NECESSÁRIO . ESTE EXAME É ALTAMENTE PRECISO POIS, DETERMINADA SE É PORTADOR DO VÍRUS HPV DE ALTO OU BAIXO RISCO OU DOS DOIS TIPOS , PORÉM SE DER POSITIVO E NÃO TIVER NENHUMA LESÃO PRESENTE , NADA SE FAZ ALÉM DAS ORIENTAÇÕES PREVENTIVAS EM SUAS RELAÇÕES SEXUAIS. COSTUMA-SE ACHAR QUE SÓ HÁ TRANSMISSÃO SE HOUVER LESÃO ATIVA PRESENTE . ATUALMENTE GANHA FORÇA AS DOSAGENS DAS PROTEÍNAS E6 e E7 DO HPV QUE QUALIFICAM O VÍRUS COMO DE ALTA POTÊNCIA PARA DESENVOLVER DOENÇAS MALIGNAS.

  A CHANCE DE CONTAMINAÇÃO NUMA RELAÇÃO SEXUAL COM PESSOA CONTAMINADA COM HPV GIRA EM TORNO DE 60 %, SENDO O ATRITO ( CONTATO ) CONDIÇÃO  QUASE QUE "SINE QUA NON" PARA QUE O VÍRUS SE INSTALE . O HPV TEM UM PERÍODO DE INCUBAÇÃO  ( FASE QUE VAI DESDE SEU CONTATO SEXUAL ATÉ O APARECIMENTO DA DOENÇA PARA A FORMA EM VERRUGAS QUE VAI DE UMA SEMANA ATÉ UM ANO ); ENTÃO VOCÊ PODE TER TRANSADO HOJE E SÓ DAQUI UM ANO APARECEREM AS VERRUGAS . PARA LESÕES PLANAS E SUBCLÍNICAS ( INVISÍVEIS ) , ISSO É UM MISTÉRIO, MAS EXISTEM  LARGAS EVIDÊNCIAS QUE POSSA SE ARRASTAR POR ANOS O QUE EXPLICARIA TER-SE CONTAMINADO COM PARCEIRAS (OS) BEM ANTES DE SEU ATUAL RELACIONAMENTO .

       LEMBRAMOS QUE SEMPRE É IMPORTANTE PEDIR EXAMES PARA VERIFICAR SUA SAÚDE SEXUAL : VDRL PARA SÍFILIS , EXAMES DE HEPATITE E DEPENDENDO , TESTE DO HIV 1 E 2 .

      SE TEM DÚVIDAS QUE JÁ PEGOU ESTE VÍRUS E QUER SABER SE O TEM PARA QUE SUA VIDA SEXUAL SEJA TRANQUILA , INDICAMOS O EXAME DE PENISCOPIA  (OU GENISTOSCOPIA ) COMO PORTA DE ENTRADA ,  A PARTIR DAÍ TRAÇAMOS UM PROGNÓSTICO QUE VAI DESDE NADA ATÉ CASOS COMPLEXOS DE LESÕES DO PRÉ-CÂNCER DE PÊNIS OU DE ÂNUS ; NEM SEMPRE LANÇAMOS MÃO DO EXAME DE DNA ( CAPTURA HÍBRIDA ) POIS SUA POSITIVIDADE PODE APENAS  DIZER QUE VOCÊ JÁ TEVE CONTATO , E SE NÃO TEM LESÕES NÃO TRANSMITIRÁ A DOENÇA.

COMO SERIA ESTA PENISCOPIA ? 

    O HOMEM FICA SEMI NÚ , POSIÇÃO SENTADO NA MESA MÉDICA ( SERIA BOM SE APARASSE OS PÊLOS DO PÊNIS , VIRILHA , BOLSA ESCROTAL E DEPENDENDO DO CASO DA REGIÃO ANAL ); APLICAMOS CORANTES ESPECIFÍCOS( ACIDO ACÉTICO 5%  E AZUL DE TOLUIDINA )  PARA IDENTIFICAÇÃO COM LENTES DE AUMENTO DAS LESÕES E CONFORME , APÓS FEITO A TOPOGRAFIA JÁ INICIAMOS O TRATAMENTO DESTRUTIVO.

O QUE SERIA ESTE TRATAMENTO DESTRUTIVO ?

USAMOS EM NOSSO TRABALHO O ÁCIDO TRICLOROACÉTICO A QUASE 100 % ( QUEIMA E DESTRÓI AS LESÕES QUANDO APLICADO SOBRE AS MESMAS , ONDE ELAS FICARÃO TOTALMENTE BRANCAS NA HORA - DISPENSA ANESTESIA ( A DOR É SUPORTÁVEL ), E A SEGUIR ORIENTO APLICAÇÃO DE  POMADA - IMIQUIMODE (QUE AUMENTA AS DEFESAS LOCAIS NO COMBATE AO VÍRUS ) - TRÊS VEZES POR SEMANA DURANTE TOPO O ACOMPANHAMENTO  DE SEU TRATAMENTO . PODE-SE FAZER TAMBÉM CAUTERIZAÇÃO QUENTE , O QUE EXIGE UMA ANESTESIA LOCAL EM TODAS AS LESÕES E UMA DEMORA MAIOR NA CICATRIZAÇÃO. LESÕES DE VERRUGAS GRANDES , ÀS VEZES NECESSITAM DESTE PROCEDIMENTO.

GERALMENTE ACOMPANHO O HOMEM NO TRATAMENTO SEM TEMPO DETERMINADO , QUE PODE DURAR DE 1 A 6 MESES E NESTE PERÍODO, PRECISA HAVER MUITO CUIDADO COM AS RELAÇÕES SEXUAIS , ISSO PODE CONTAMINAR ALGUÉM COM O SANGRAMENTO LOCAL DAS ÁREAS DESTRUÍDAS , DEVIDO AO ATRITO . MAS NÃO SE PREOCUPE ,O TRATAMENTO DEVE SER RESTRITO APENAS ÀS LESÕES CLÍNICAS ( VERRUGAS ) E SUBCLÍNICAS SINTOMÁTICAS OU AQUELAS LESÕES ASSOCIADAS AO PRÉ-CÂNCER. NO MAIS , NADA FAZEMOS , VISTO QUE VOCÊ MESMO ELIMINARÁ O VÍRUS NUM PRAZO DE APROXIMADAMENTE  24 MESES DEPENDENDO DE SUA IMUNIDADE E SE FOR CIRCUNCIDADO ( OPERAÇÃO DE FIMOSE)  , TUDO FICA MAIS FÁCIL NA ELIMINAÇÃO E CURA.

MAS , VOCÊ DEVE ESTAR SE PERGUNTANDO - SERÁ QUE EXISTE VACINA PARA ESTA DOENÇA ? 

EXISTE SIM . PESQUISAS NO MUNDO CIENTÍFICO MUNDIAL E AQUI NO BRASIL , GRAÇAS AOS REPETIDOS ESFORÇOS DA PESQUISADORA CIENTÍFICA DOUTORA LUIZA VILLAS ( SÃO PAULO ) , CONSEGUIU-SE CRIAR A VACINA QUADRIVALENTE ( CONTRA O HPV DE Nº 6 E 11 : OS MAIS COMUNS CAUSADORES DE VERRUGAS  GENITAIS ;   Nº 16 E 18 : OS MAIS FREQUENTES CAUSADORES DE LESÕES DO PRÉ-CÂNCER E DO  PRÓPRIO CÂNCER GENITAL  ) .

 DEVO TOMAR ? A  PRINCÍPIO INDICAMOS A VACINA PARA HOMENS E MULHERES VIRGENS , ISTO É , QUE NUNCA TIVERAM QUALQUER CONTATO SEXUAL. MAS ATUALMENTE  ISSO ESTÁ MUDANDO , E TALVEZ , ESSA VACINA ACABARÁ UM DIA SENDO USADA PARA TODOS . EXISTE TAMBÉM A VACINA BIVALENTE  ( CONTRA O HPV 16 E 18 ) O QUAL O PROTEGE DO CÂNCER GENITAL , NO PÊNIS É MAIS RARO , MAS SE FIZER SEXO ANAL COM OUTRO HOMEM SEM PROTEÇÃO O RISCO É MUITO GRANDE . NORMALMENTE SÃO TRÊS DOSES APLICADAS : A PRIMEIRA , A SEGUNDA COM 2 MESES E A TERCEIRA COM 6 MESES , GARANTINDO UMA IMUNIDADE POR VÁRIOS ANOS ( NO MÍNIMO  05 ANOS,  MAS PODENDO SE EXTENDER POR TEMPO INDETERMINADO )

 

CONCLUINDO : O HPV É UM VÍRUS MUITO COMUM , GERALMENTE  SE PEGA EM RELAÇÕES SEXUAIS( PRINCIPALMENTE SE VOCÊ MACHUCAR O PÊNIS NO ATO SEXUAL ) , ELE SE HOSPEDA NO SEU ORGANISMO E PODE IR EMBORA SEM QUALQUER TRATAMENTO , PORÉM  A TRANSMISSÃO SE DÁ NAS FASES INICIAIS E PODERÁ TRANSMITIR  PARA A MULHER, ONDE É LOCAL PREFERIDO  PARA APARECIMENTO DO CÂNCER ( DE COLO UTERINO , VAGINA, VULVA E ÂNUS ) E SE VOCÊ TEM PARCEIRO HOMEM TRANSMITIRÁ PARA ELE ( REGIÃO ANAL - PODENDO ATÉ LHE  CAUSAR O CÂNCER DE ÂNUS CASO NÃO DIAGNOSTICADO E TRATADO A TEMPO ); SENDO QUE TUDO ISSO SE NÃO USAR PRESERVATIVO, O QUAL SÓ PROTEGE O PÊNIS , DEIXANDO O PÚBIS E BOLSA ESCROTAL EXPOSTOS, O QUE NÃO DÁ UMA GARANTIA NA PREVENÇÃO. SE SEU MÉDICO LHE DER ESSE DIAGNÓSTICO , NADA DE PREOCUPAÇÕES , PROCURE SE TRATAR E SEGUIR AS ORIENTAÇÕES E VOLTARÁ A SER UM HOMEM NORMAL E PODERÁ FAZER SEXO TRANQUILO , DESDE QUE SEU COMPORTAMENTO SEXUAL SEJA AMADURECIDO E CONSCIENTE. OS CASOS MAIS REBELDES AOS TRATAMENTOS, ECONTRAMOS NOS HOMENS PORTADORES DO HIV ( AIDS )  ONDE A PERSISTÊNCIA DO VÍRUS PODE SER INFINDÁVEL.