ULTIMAMENTE  TEMOS VISTO UM AUMENTO CONSIDERÁVEL DE SABONETES ÍNTIMOS FEMININOS NO MERCADO  COM A FINALIDADE DE MANTER  UMA SENSAÇÃO PROLONGADA  DE LIMPEZA , BEM-ESTAR E PREVENÇÃO DE INFECÇÕES NA REGIÃO GENITAL . O USO ROTINEIRO DESTES PRODUTOS  LEVA A UMA PREOCUPAÇÃO POR PARTE DOS MÉDICOS  DEVIDO AO RISCO DE IRRITAÇÕES E ALERGIAS LOCAIS , VISTO QUE QUANTO MAIS  SE ALTERA O HABITAT DA FLORA BACTERIANA FISIOLÓGICA VULVAR E VAGINAL, MAIOR  O RISCO DE INFECÇÕES E INFLAMAÇÕES . PORÉM A MULHER HOJE INSERIDA NO MUNDO GLOBALIZADO  E NO MERCADO PROFISSIONAL , PASSA MUITAS HORAS FORA DE CASA , PRECISANDO DE PRODUTOS QUE LHE FORNEÇAM  A SENSAÇÃO DE FRESCOR , HIGIENE  E BEM-ESTAR. MULHERES INSISTEM EM MASCARAR OS ODORES  NATURAIS DA VAGINA  QUE TAMBÉM  POSSUEM FERORMÔNIOS ,  QUE SERVIRIAM PARA ATRAIR OU REPELIR O SEXO OPOSTO , PORÉM SE O ODOR FOR FRUTO DE INFECÇÃO BACTERIANA  OU FÚNGICA HÁ NECESSIDADE DE TRATAMENTO E NÃO APENAS  MASCARÁ-LO COM PRODUTOS COSMÉTICOS .

O  pH   , ÍNDICE QUE MEDE O GRAU DE ACIDEZ OU ALCALINIDADE É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA MANUTENÇÃO DO BEM ESTAR GENITAL E SABEMOS QUE O pH VAGINAL VARIA  ENTRE 3,8 A 4,2 , ENQUANTO QUE NA PELE O pH VARIA ENTRE 4,2 E 5 ,8   , SENDO QUE A ACIDEZ DA PELE  É MANTIDA PELA PRESENÇA DE ÁCIDO LÁTICO DO SUOR . A ACIDEZ VAGINAL É MANTIDA PELOS BACILOS DE DODERLEIN E SUA QUANTIDADE PODE SER ALTERADA PELO USO DE ANTIBIÓTICOS , ESTRESSE , QUEDA DE IMUNIDADE , DUCHAS VAGINAIS CONSTANTES , CLIMATÉRIO E PÓS-MENOPAUSA. O pH EXTREMAMENTE ÁCIDO FAVORECE INFECÇÕES FÚNGICAS ENQUANTO QUE O pH ALCALINO É ASSOCIADO À  INFECÇÕES POR TRICHOMONAS VAGINALIS E VAGINOSE BACTERIANA.  A MICROBIOTA VAGINAL FISIOLÓGICA É FUNDAMENTAL NA PREVENÇÃO  DE INFECÇÕES  GENITAIS , EMBORA EXISTAM OUTROS FATORES IMUNOLÓGICOS ENVOLVIDOS. DEVIDO A ISSO VEM A PREOCUPAÇÃO EM MANTER A FLORA VAGINAL INTACTA  APESAR DA NECESSIDADE DE HIGIENE ADEQUADA DA GENITÁLIA EXTERNA.

AO PRESCREVERMOS  UM PRODUTO  QUÍMICO , SEJA MEDICAMENTOSO OU COSMÉTICO , SABEMOS  QUE RARAMENTE É FORMULADO ISOLADAMENTE  POIS NORMALMENTE SE ADICIONA UM VEÍCULO QUE É UMA  FORMULAÇÃO  COMPLEXA  DE VÁRIOS  EXCIPIENTES  ENTRE ELES :  CONSERVANTES , ANTI-OXIDANTES , UMECTANTES , EMULSIONANTES, ESTABILIZADORES , SURFACTANTES E PERFUMES. OS CONSERVANTES INIBEM O CRESCIMENTO DE BACTÉRIAS , FUNGOS  E VÍRUS; OS ANTI-OXIDANTES  PREVINEM  A OXIDAÇÃO  DE SUBSTÂNCIAS QUANDO EXPOSTAS AO OXIGÊNIO ; OS UMECTANTES SÃO HIDRATANTES DOS EXTRATO CÓRNEO  DA EPIDERME ( PELE )  E OS EMULSIONANTES BAIXAM A TENSÃO SUPERFICIAL E AUMENTAM A VISCOSIDADE DOS LÍQUIDOS.

OS PRODUTOS PARA HIGIENE ÍNTIMA GENITAL  PODEM SER ENCONTRADOS COMO SABONETES EM BARRA OU SABONETES LÍQUIDOS ÍNTIMOS . OS SABONETES EM BARRA OCUPAM PAPEL DE DESTAQUE NO MERCADO PARA HIGIENE PESSSOAL , PORÉM SE  QUESTIONA  SEU USO ROTINEIRO  E EMBORA SUA UTILIZAÇÃO SE LIMITE À PARTE EXTERNA DA GENITÁLIA ( VULVA OU PÊNIS )  , EXISTE UMA ÍNTIMA RELAÇÃO ENTRE OS TECIDOS VAGINAIS  E VULVARES COM LIMITES IMPRECISOS ESTANDO O INTRÓITO VAGINAL   EXPOSTO AOS EFEITOS DO SABONETE EM BARRA . ESTES SABONETES SÃO NORMALMENTE COMPOSTOS POR SAIS DE ÁCIDOS  GRAXOS , ÓLEOS VEGETAIS , PERFUMES , CORANTES , ANTIOXIDANTES , SAIS INORGÂNICOS  E ADITIVOS ; SÃO NEUTROS  OU LEVEMENTE ALCALINOS COM Ph EM TORNO DE 7; TÊM A DESVANTAGEM DE SEREM COMPARTILHADOS POR OUTRAS PESSOAS DO DOMICÍLIO  AUMENTANDO O RISCO DE CONTAMINAÇÃO  , ACÚMULO DE PÓ DOMÉSTICO DURANTE SUA EXPOSIÇÃO AO AR E SEREM POR DEMASIADOS PEFUMADOS.

SABONETES LÍQUIDOS PARA HIGIENE ÍNTIMA FEMINA OU MASCULINA  NUNCA PODERÃO SER USADOS  COMO DUCHAS VAGINAIS  E NÃO TEM QUALQUER AÇÃO BENÉFICA NA VIGÊNCIA DE INFECÇÕES E A MAIORIA  DOS PRODUTOS SÃO A BASE DE ÁCIDO LÁTICO PORÉM EXISTEM VÁRIOS EXCIPIENTES ASSOCIADOS , O QUE PODERIA CAUSAR EFEITO CONTRÁRIO AO ESPERADO .

SABENDO-SE QUE O ECOSSISTEMA VULVO-VAGINAL TEM  SUMA IMPORTÂNCIA NA PROTEÇÃO DA GENITÁLIA FEMININA ATUANDO COMO PROTETOR E PREVENTIVO DE VULVO-VAGINITES , DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS, INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIO E DOENÇAS INFECCIOSAS DA PELVE FEMININA ,  O MÉDICO AO PRESCREVER OU INDICAR DETERMINADO PRODUTO DEVE CONHECER O PRINCÍPIO ATIVO DO MESMO  E SABER QUE OS EXCIPIENTES AGREGADOS PODEM CONTER SUBSTÂNCIAS ALERGÊNICAS OU IRRITATIVAS PARA A FLORA BACTERIANA NORMAL DA REGIÃO  O QUE PODERIA TRAZER PRURIDO VULVAR , RESSECAMENTO DA  PELE , HIPEREMIA ( VERMELHIDÃO ) E EDEMA LOCO-REGIONAL , ONDE TEREMOS QUE SUSPENDER DE IMEDIATO O USO DESTES PRODUTOS.  A SENSAÇÃO DE HIGIENE E FRESCOR  PROLONGADOS É MUITO INTERESSANTE PARA A MULHER , NO ENTANTO DEVE-SE DEIXAR BEM CLARO QUE ESTES PRODUTOS PARA HIGIENE ÍNTIMA JAMAIS SERÃO INDICADOS PARA  TRATAMENTO DE QUADROS DE INFECÇÕES GENITAIS JÁ INSTALADOS .  VALE RESSALTAR QUE A HIGIENE CORRETA DA VULVA , REGIÃO ANAL E PÊNIS ( PRINCIPALMENTE NOS HOMENS QUE SÃO PORTADORES DE EXCESSO DE PREPÚCIO ) AUXILIA NA PREVENÇÃO E INSTALAÇÃO DE INÚMERAS PATOLOGIAS , RESSALTANDO DENTRE ESTAS A INFECÇÃO PELO H.P.V. ( PAPILOMA VÍRUS HUMANO ) QUE PODE ATÉ LEVAR AO CÂNCER GENITAL.