NOS DIAS ATUAIS, TODA VEZ QUE CONVERSAMOS COM UM CASAL PESA DEMAIS NOS RELACIONAMENTOS A PROGRAMAÇÃO DO TEMPO E NÚMERO DE FILHOS E O MEDO DA AQUISIÇÃO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS . NOS CASAIS DE RELACIONAMENTO SÓLIDO E MONOGÂMICO A ESCOLHA DO MÉTODO CONTRACEPTIVO DEVE SER DISCUTIDA COM A MULHER E O HOMEM. NÓS MÉDICOS SÓ PODEMOS MOSTRAR O QUE EXISTE NO MERCADO,  PORÉM  A ESCOLHA DO MÉTODO IDEAL SÓ CABE AO CASAL.

AQUI VAMOS CONHECER UM POUCO DESTE MÉTODO CONTRACEPTIVO CHAMADO D.I.U. . ATUALMENTE ELE É O SEGUNDO MÉTODO CONTRACEPTIVO MAIS USADO NO MUNDO , SÓ PERDENDO  PARA A PÍLULA ANTICONCEPCIONAL. SABE-SE QUE EM TORNO 103 MILHÕES DE MULHERES NO MUNDO ESTÃO EM USO DE D.I.U. , SE LEVARMOS EM CONSIDERAÇÃO PAÍSES COMO A CHINA E ÍNDIA ESTE MÉTODO É ALTAMENTE DIFUNDIDO E LEMBRANDO-SE QUE A CHINA É O PAÍS MAIS POPULOSO DO MUNDO ( 1,34 BILHÕES DE HABITANTES  ) SEGUIDO PELA ÍNDIA ( 1,21 BILHÕES DE HABITANTES ).

QUAIS OS TIPOS DE D.I.U. MAIS USADOS NO NOSSO DIA A DIA ?

D.I.U. DE COBRE 375  ( MULTILOAD ) : VALIDADE 05 ANOS ( IMPORTADO )

D.I.U. DE LEVONORGESTREL ( MIRENA ) : VALIDADE 5 – 7 ANOS ( IMPORTADO )

QUAL ESCOLHER ?

AVALIAMOS CADA CASO : O DIU DE COBRE É MAIS BARATO  , INSERÇÃO FÁCIL , PORÉM NÃO INTERFERE NA HEMORRAGIA MENSTRUAL E NAS CÓLICAS  MENSTRUAIS ( PODENDO ATÉ PIORAR ) E NÃO FAZ NENHUMA PROTEÇÃO PARA AS DOENÇAS INFECCIOSAS DO TRATO GENITAL INFERIOR E SUPERIOR ( PODENDO ATÉ AGRAVAR ) ; MAS SE VOCÊ TEM UM RELACIONAMENTO ESTÁVEL , NÃO TEM PROBLEMAS MENSTRUAIS , ESTE TIDO DE DIU FUNCIONA MUITO BEM E LHE DÁ UMA GARANTIA DE EVITAR GRAVIDEZ POR 5 ANOS COM ÍNDICE DE FALHA MÍNIMA COMPARÁVEL À PÍLULA . SEU MECANISMO DE AÇÃO SE FAZ POR MEIO DA LIBERAÇÃO DO COBRE NO CANAL DO COLO UTERINO ( EFEITO ESPERMATICIDA ) , REAÇÃO ENDOMETRIAL TIPO CORPO ESTRANHO DIFICULTANDO A ASCENÇÃO DOS ESPEMATOZÓIDES ATÉ AS TROMPAS ; NÃO INTERFERE EM NADA NA OVULAÇÃO , PORÉM DIFICULTA O ENCONTRO DOS ESPEMATOZÓIDES COM O  ÓVULO , LOGO NÃO TEM EFEITO ABORTIVO . PODE SER RETIRADO A QUALQUER TEMPO CASO VOCÊ DECIDA TER FILHO ANTES DOS 5 ANOS . FAZEMOS A COLOCAÇÃO NO PERÍODO MENSTRUAL E EM CONSULTÓRIO . O PROCESSO É UM POUCO DOLOROSO , PORÉM NADA INSUPORTÁVEL E NÃO AFASTA VOCÊ DE SUA VIDA COTIDIANA. QUANDO COLOCAMOS PEDIMOS  15 DIAS DE ABSTINÊNCIA SEXUAL E OUTROS 15 DIAS USANDO CONDON. FAZEMOS REVISÃO APÓS O TÉRMINO DE CADA MENSTRUAÇÃO PARA CONFERIRMOS O TAMANHO DO FIO QUE SE EXTERIORIZA NO COLO UTERINO . SOLICITAMOS ULTRASSOM SÓ EM CASO DE DÚVIDAS. A CADA ANO , NA COLETA DO PREVENTIVO , ESTAREMOS VERIFICANDO O TAMANHO DESTE FIO GUIA, MAS NÃO SE PREOCUPE , CASO ELE DESAPAREÇA E O  ULTRASSOM MOSTRE QUE O DIU ESTÁ POSICIONADO CORRETAMENTE , NO DIA DA RETIRADA, FAREMOS A LOCALIZAÇÃO DO FIO GUIA COM UMA HISTEROSCOPIA ( FEITA TAMBÉM EM CONSULTÓRIO ) E A RETIRADA SERÁ MUITO TRANQUILA.

QUANTO AO   D.I.U   DE   LEVONORGESTREL ( MIRENA ) ?

EXCELENTE DISPOSITIVO , POIS VEM MEDICADO COM O HORMÔNIO LEVONORGESTREL ( UM TIPO DE PROGESTERONA ) COM LIBERAÇÃO LENTA E QUASE SEM NENHUM EFEITO COLATERAL . ATUALMENTE É CONSIDERADO TECNOLOGIA DE PONTA , E APESAR DE SER UM POUCO MAIS CARO , TEM VANTAGENS IMPORTANTES TAIS COMO : DIMINUI A CÓLICA MENSTRUAL , DIMINUI OU CESSA O SANGRAMENTO MENSTRUAL EXCESSIVO ( COLOCANDO VOCÊ EM 50% DOS CASOS EM AMENORRÉIA )   , DIMINUI O VOLUME UTERINO , AUXILIA NO TRATAMENTO DA ENDOMETRIOSE , FAZ UMA PROTEÇÃO IMPORTANTE PARA DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS , ESTABILIZA MIOMAS E PÓLIPOS UTERINOS EVITANDO-SE AS VEZES CIRURGIAS , MELHORA A ANEMIA CRÔNICA POR PERDA DE SANGUE MENSTRUAL . SUA VALIDADE SÃO 5 ANOS , PORÉM A MULHER NA FASE DE PERIMENOPAUSA PODERÁ USAR ATÉ 7 ANOS . PODE SER USADO TAMBÉM NAS MULHERES NO CLIMATÉRIO EM ASSOCIAÇÃO COM HORMÔNIOS ESTROGÊNIOS .

E COMO O MIRENA AGE?

ATUA NO MUCO CERVICAL ( NO CANAL DO COLO UTERINO ) TORNANDO-O HOSTIL AO ESPERMATOZÓIDE ; ATUA NO ENDOMÉTRIO  DA CAVIDADE UTERINA CAUSANDO UMA TEMPORÁRIA E REVERSSÍVEL ATROFIA ; INIBE A OVULAÇÃO ( MAS NÃO  EM  100 %  E SIM MENOS QUE 50 % ) ; DIMINIU A MOTILIDADE DOS ESPERMATOZÓIDES ; CAUSA UMA REAÇÃO DE CORPO ESTRANHO NA CAVIDADE UTERINA  E POR MECANISMOS MOLECULARES CRIA UM A FRAGILIDADE VASCULAR A NÍVEL DO ENDOMÉTRIO .

SEU ÍNICE DE FALHA É QUASE ZERO , COMPARÁVEL A UMA LIGADURA DE TROMPAS ( O,2  POR  100  MULHERES ) E A TAXA DE PRENHEZ ECTÓPICA DIMINUI ACENTUADAMENTE  ( O,O2  POR  100 MULHERES  ) .

OS EFEITOS COLATERAIS SÃO MÍNIMOS : SPOTTINGS ( PERDAS DE SANGUE , QUE NORMALMENTE ACABAM SUMINDO APÓS O QUARTO MÊS DA INSERÇÃO )  ,  AMENORRÉIA  ( FALTA DA MENSTRUAÇÃO EM TORNO  DE  50 % )  ; SENSIBILIDADE MAMÁRIA  E ACNE  ( MÍNIMOS )

OUTRA VANTAGEM DO MIRENA É QUE PODEMOS COLOCAR EM MULHERES QUE NUNCA TIVERAM FILHOS, POIS ELE DIFICILMENTE INTERFERIRÁ NA FERTILIDADE FUTURA.

ASSIM COMO O DIU DE COBRE , COLOCAMOS NO PERÍODO MENSTRUAL E ACOMPANHAMOS  POR 4 MESES E LIBERAMOS PARA RELAÇÃO SEXUAL SEGURA APÓS 30 DIAS .

COLOQUE UM DIU DE MIRENA E IMAGINE QUE VOCÊ FEZ UMA LIGADURA DE TROMPAS QUE DURARÁ 05 ANOS E AINDA TERÁ O ALÍVIO DE VÁRIOS  SINTOMAS RELACIONADOS AO CICLO MENSTRUAL, MAS CLARO , DESDE QUE A COLOCAÇÃO SEJA A MAIS CORRETA POSSÍVEL E EM MÃOS EXPERIENTES .

POSIÇÃO DO FIO GUIA NO D.I.U. DE COBRE NO COLO UTERINO

POSIÇÃO DO D.I.U DE COBRE NA CAVIDADE UTERINA

POSIÇÃO DO FIO GUIA NO DIU MIRENA