CONCEITUAMOS COMO CANDIDÍASE OU MONILÍASE A INFLAMAÇÃO GENITAL CAUSADA POR UM FUNGO CHAMADO CÂNDIDA OU MONÍLIA PODENDO ACOMETER A MULHER OU HOMEM . ESTE FUNGO FAZ PARTE DA FLORA NORMAL DA VAGINA DAS MULHERES E SÓ ENTRA CAUSANDO DISTÚRBIO QUANDO SUA PRESENÇA TORNA-SE PATOLÓGICA. EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE FUNGOS, SENDO O MAIS FREQUENTE A CHAMADA CÂNDIDA ALBICANS.

A MULHER QUANDO AFETADA POR ESTE PROBLEMA , SENTIRÁ MUITO ARDOR VAGINAL ( IMPOSSIBILITANDO ATÉ SUAS RELAÇÕES SEXUAIS ) , PRURIDO ( COCEIRA ) NA VULVA , VAGINA OU ÂNUS E UM INTENSO CORRIMENTO BRANCO E GROSSO SEM CHEIRO ALGUM E ARDOR AO URINAR . NO HOMEM APARECE  VERMELHIDÃO NA PELE E GLANDE ( CABEÇA ) DO PÊNIS COM ARDOR E RACHADURAS LOCAIS . É IMPORTANTE NÃO CONFUNDIR COM A VAGINOSE CITOLÍTICA ( CAUSADA POR EXCESSO DE BACILOS DE DODERLEIN , QUE PROTEGEM A VAGINA DAS INFECÇÕES ), QUE GERALMENTE APARECE NA FASE PRÉ-MENSTRUAL E CURSA COM ARDOR , PRURIDO E LEVE CORRIMENTO , DESAPARECENDO TOTALMENTE APÓS  O TÉRMINO DA MENSTRUAÇÃO , ONDE O USO DE ÁGUA E  BICARBONATO DE SÓDIO NA VULVA E VAGINA GERALMENTE SOLUCIONA O PROBLEMA .

CONSIDERAMOS ESTA INFECÇÃO COMO DE NATUREZA NÃO SEXUALMENTE TRANSMITIDA  . AS OPORTUNIDADES PARA QUE O FUNGO SE PROLIFERE E CAUSE SINTOMAS SÃO:

1 – ESTRESSE EMOCIONAL

2 – USO DE ROUPAS ELÁSTICAS E COMPRESSIVAS POR TEMPO PROLONGADO

3 -  USO DE ANTIBIÓTICOS , ANTICONCEPCIONAIS HORMONAIS E CORTICÓIDES

4 – MULHERES COM AIDS

5 – MULHERES DIABÉTICAS OU COM DOENÇAS AUTO-IMUNES

6 – RELAÇÃO SEXUAL COM DOR ( AS MICRO RACHADURAS NA VULVA , VAGINA , ÂNUS E PÊNIS FACILITAM A COLONIZAÇÃO DO FUNGO)

7 – EXCESSO DE RELAÇÕES SEXUAIS

8 – HOMENS COM EXCESSO DE PREPÚCIO ( FIMOSE OU PARAFIMOSE )

9- USO EXCESSIVO DE LACTOSE OU DERIVADOS

10- GRAVIDEZ

O DIAGNÓSTICO GERALMENTE É FEITO ATRAVÉS DOS SINTOMAS CLÍNICOS , EXAME GENITAL E COLETA DE MATERIAL PARA EXAME DE LÂMINA A FRESCO AO MICROSCÓPIO ( FEITO NA HORA DA CONSULTA MÉDICA ) . O EXAME PREVENTIVO TAMBÉM TRAZ O DIAGNÓSTICO , PORÉM É PRECISO ÀS VEZES PRESSA NESTE DIAGNÓSTICO , VISTO QUE A MULHER OU O HOMEM PRECISAM DE TRATAMENTO IMEDIATO DEVIDO AO GRANDE DESCONFORTO NOS ÓRGÃOS GENITAIS.

AS MULHERES SÃO MUITO ACOMETIDAS POR ESTE PROBLEMA NA ÉPOCA DO VERÃO , PRINCIPALMENTE AS QUE FREQUENTAM AS PRAIAS USANDO MAIÔS E BIQUINIS POR TEMPO PROLONGADO, O QUE DIFICULTA A AERAÇÃO VAGINAL FACILITANDO O A PROLIFERAÇÃO DESTE FUNGO.

QUANTO AO TRATAMENTO , DEVEMOS ORIENTAR EM QUAL DOS FATORES CITADOS ACIMA A MULHER SE ENCONTRA PARA TENTARMOS NÃO DEIXAR QUE ESTA INFECÇÃO FIQUE RECORRENTE, E A SEGUIR INSTRUIR O CASAL PARA O USO DE MEDICAMENTOS ORAIS ( QUASE SEMPRE DOSE ÚNICA ) E CREMES VAGINAIS MAIS MODERNOS POSSÍVEIS, ONDE O FUNGO SEJA TRATADO SEM RESISTÊNCIA . ATUALMENTE JÁ DISPOMOS NO MERCADO DE CREMES VAGINAIS PARA USO DE UMA SÓ NOITE .

CASO VOCÊ TENHA VÁRIOS EPISÓDIOS DE CANDIDÍASE AO ANO ( ACIMA DE 6 VEZES ) E JÁ TENTOU TODOS OS TIPOS DE TRATAMENTOS DISPONÍVEIS E AFASTOU OS FATORES OPORTUNISTAS QUE LEVAM A ESTA INFECÇÃO , DISPOMOS DE UMA VACINA CHAMADA CANDIDINA , FEITA MENSALMENTE ( SUB-CUTÂNEA ) POR 4 MESES SEGUIDOS COM RESULTADOS INTERESSANTES NO DESAPARECIMENTO DESTA PATOLOGIA.

ENTÃO , SE VOCE ESTÁ SENDO ACOMETIDA PELA CANDIDÍASE PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA PARA SEU TRATAMENTO E DEPENDENDO UM ESQUEMA DE VACINAÇÃO  PARA QUE  SE LIVRE DESTE DESCONFORTO GENITAL E  POSSA DESFRUTAR DE UMA VIDA SEXUAL CONFORTÁVEL COM SEU NAMORADO , MARIDO OU AMANTE .

ABAIXO VEJA ILUSTRAÇOES DE CASOS DE CANDIDÍASE EM HOMENS E MULHERES