CONCEITUAMOS COMO DISMENORRÉIA TODO QUADRO DE DOR NO PERÍODO MENSTRUAL , PODENDO GRADUAR DE LEVE INTENSIDADE ATÉ CÓLICAS INTENSAS E INCAPACITANTES , DIFICULTANDO ATÉ O QUOTIDIANO DA MULHER . PODE SER PRIMÁRIA , QUANDO NÃO TEMOS UMA DOENÇA COMO CAUSA OU SECUNDÁRIA QUANDO SE DETECTA UMA PATOLOGIA CAUSADORA DOS SINTOMAS SENDO A ENDOMETRIOSE A DOENÇA MAIS FREQUENTE.

A DISMENORRÉIA PRIMÁRIA GERALMENTE ESTÁ RELACIONADA COM  CICLOS MENSTRUAIS OVULATÓRIOS E TENDE A OCORRER MAIS NAS MULHERES JOVENS QUE AINDA NÃO USAM ANOVULATÓRIOS E NEM TIVERAM FILHOS. QUANDO ATENDEMOS UMA JOVEM COM ESTE QUADRO  , SOLICITAMOS VÁRIOS EXAMES PARA AFASTAR AS CAUSAS DA DOR E NADA SENDO REVELADO , O SIMPLES BLOQUEIO DA OVULAÇÃO COM ANTICONCEPCIONAIS RESULTA EM EXCELENTE RESPOSTA. NORMALMENTE ESTAS MULHERES SE LIVRARÃO DA DISMENORRÉIA QUANDO ENGRAVIDAREM OU ADOTAREM COMO MÉTODO DE EVITAR GRAVIDEZ  PROCEDIMENTOS QUE GARANTAM A INIBIÇÃO DA OVULAÇÃO ( MÉTODOS HORMONAIS ORAIS OU INJETÁVEIS ) . ATUALMENTE DISPOMOS NO MERCADO DE CONTRACEPTIVOS ORAIS COM 24 A 28 COMPRIMIDOS ATIVOS NA CAIXA O QUE GARANTE UMA TOTAL PARALIZAÇÃO DA FUNÇÃO OVARIANA NEGATIVANDO A ATIVIDADE OVARIANA RESIDUAL PRESENTE NAS USUÁRIAS DE PÍLULAS COM 21 COMPRIMIDOS ATIVOS NA CAIXA. TAMBÉM DE GRANDE VALIA O D.I.U MIRENA ( DISPOSITIVO CONTENDO LEVONORGESTREL ) QUE REDUZINDO OU DESAPARECENDO COM FLUXO MENSTRUAL DURANTE OS CINCO ANOS DE USO TRAZ À PACIENTE UMA EXCELENTE QUALIDADE DE VIDA EM RELAÇÃO AOS SEUS DISTÚRBIOS MENSTRUAIS E PODE SER INSERIDO EM MULHERES QUE AINDA NÃO TIVERAM FILHOS.

QUANTO À DISMENORRÉIA SECUNDÁRIA SABEMOS QUE A MAIOR CAUSA DO DESCONFORTO ( DOR ) É A ENDOMETRIOSE PÉLVICA. A ENDOMETRIOSE É UMA DOENÇA BENIGNA E COM CARÁTER EVOLUTIVO CAMINHANDO PARA AGRAVAMENTO  DAS DORES MENSTRUAIS E DEPOIS CURSANDO COM DOR EM RELAÇÕES SEXUAIS , INCHAÇO ABDOMINAL E DORES CONTÍNUAS MESMO  FORA DO PERÍODO MENSTRUAL ALÉM DE DIFICULDADES PARA ENGRAVIDAR FUTURAMENTE ( ESTERILIDADE ) . DENTRE OS EXAMES MAIS FIDEDIGNOS PARA FIRMAR O DIGNÓSTICO DE ENDOMETRIOSE O PADRÃO OURO É A VIDEOLAPAROSCOPIA COM BIÓPSIA. QUANDO A MULHER NOS PROCURA COM FORTE DISMENORRÉIA QUE NÃO TEM MELHORADO COM ANALGÉSICOS OU USO DE CONTRACEPTIVOS HORMONAIS , DEVEMOS ENCAMINHAR PARA A VIDEOLAPAROSCOPIA , POIS A POSSIBILIDADE DE SER ENDOMETRIOSE É GRANDE E SERÁ IMPORTANTE INICIAR O TRATAMENTO O QUANTO ANTES PARA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES FUTURAS. O TRATAMENTO CONSISTE O ATUALMENTE NO USO DE ANÁLAGOS DO GN-RH ( ZOLADEX 10,80  MG ) EM FORMA DE DUAS INJEÇÕES SUBCUTÂNEAS ABDOMINAIS A CADA 03 MESES , O QUE DESENCADEARÁ UM BLOQUEIO MENSTRUAL POR QUASE 01 ANO , SENDO RECOMENDADO APÓS O RETORNO DA PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO , CASO A MULHER NÃO QUEIRA ENGRAVIDAR , USO DE CONTRACEPTIVOS ORAIS HORMONAIS CONTÍNUOS ( 28 ATIVOS NA CAIXA ) PARA MANTER A MULHER SEMPRE SEM MENSTRUAÇÃO POIS ASSIM A VOLTA DO QUADRO ÁLGICO  DA ENDOMETRIOSE SERÁ POSTERGADA.